“Hoje o retrato está cada vez mais simples”, diz Paulo Fridman

Em 2016, o iPhoto Channel foi convidado para o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, maior festival do gênero no Brasil. Participamos de diversas atividades, trazendo cobertura diária completa. Também no local aproveitamos para fazer várias entrevistas com grandes nomes da fotografia, que você já pode conferir no espaço dedicado ao Paraty em Foco no iPhoto Channel.

Foto: Paulo Fridman
Foto: Paulo Fridman

Paulo Fridman é um fotógrafo com sensibilidade impar. Suas fotos estão em mais de 500 capas de revistas como Time, The New York Times Magazine, Newsweek e Forbes, já expos nos maiores museus e galerias do mundo, sendo premiado com Leão de Ouro em Cannes. E saber de tudo isso só aumenta o impacto de seu trabalho autoral, como na série “Trabalhadores” em que Fridman retratou pessoas comuns em seus ambientes de trabalho da mesma forma que criaria um retrato para a capa de uma grande revista, como se elas fossem celebridades, dando valor e dignidade à figura humana na foto.

“Eu encontro a pessoa e fotografo ela do jeito que ela tá. É uma coisa muito simples, porque o cenário já existe. Eu não costumo mexer muito, é basicamente encontrado”, explica o fotógrafo.

Além de seu belíssimo trabalho, Paulo Fridman também dá conselhos do que é preciso para ser um bom retratista e conversa um pouco sobre fotografia analógica. Confira no vídeo acima a entrevista completa.

Foto: Paulo Fridman
Foto: Paulo Fridman

Artigos relacionados