Retrato

Fotógrafa retrata idosos com mais de cem anos

Sally Peterson, nascida no norte da Califórnia e atualmente morando em Los Angeles, tem um projeto intitulado “Centenários”, no qual ela fotografa idosos com mais de 100 anos de idade.

Venice Shaw e Inez Harris, 101 anos, Los Angeles, Califórnia. (Foto: Sally Peterson)

Tudo começou há cerca de cinco anos, quando sua avó ainda estava viva e morava em uma casa de repouso em Oakland, Califórnia. Nessa época ela tinha 100 anos e Sally a fotografou, pois não queria esquecê-la já que ela fazia grande parte da educação que teve. A fotógrafa mal conseguia acreditar que sua avó viveu todo esse tempo e começou a se perguntar onde haveria mais centenários. Nasceu então a ideia de fazer um livro de 100 idosos com 100 anos, ou mais, contando a história de cada pessoa e como e porque elas viveram esse tempo.

Sally Peterson
Florence Wade, 100 anos, São Luís, Missouri. (Foto: Sally Peterson)

Para a captação das fotos dos centenários, Sally tem viajado pelos Estados Unidos. Além disso no último verão foi para Iacutã, México, e nesse ano foi até o Canadá. O resultado tem sido muito gratificante para a fotógrafa. “Eles se sentem especiais por serem fotografados na sua idade” afirma Peterson. Mas durante as sessões de fotografia Sally precisa ser rápida, pois geralmente eles não têm uma grande quantidade de energia como alguém que é mais jovem. Para as imagens, a fotógrafa usa luz do dia, buscando chegar ao resultado mais natural possível do ambiente de cada pessoa.

Sally conta que uma das melhores lembranças desse projeto foi com a centenária Naomi Anderson, em Petaluma , na Califórnia. Ela tinha 111 anos no dia da sessão de retratos e depois de ser fotografada ela se deitou em sua cama. Então disse: “foi um grande encontro com você. Agora eu tenho que dormir.” Então a idosa estendeu a mão, deu para a fotógrafa a sua dentadura e disse: “Você pode colocar isso no banheiro para mim, querida?”.

Naomi Anderson, 112 anos, Petaluma, California. (Foto: Sally Peterson)
Naomi Anderson, 112 anos, Petaluma, Califórnia. (Foto: Sally Peterson)

“Parece que quando você envelhece você se torna menos preocupado sobre como você é percebido pelas outras pessoas” afirma Sally . “Eu acredito que a beleza do envelhecimento está dentro de nossas experiências, passadas e presentes, e também em conhecer a nós mesmos dentro do mundo que nos rodeia” finaliza a fotógrafa.

5
Clearance Agress, 100 anos, Santa Barbara, Califórnia. (Foto: Sally Peterson)
17
Sally Sweetland, 100 anos, Banning, Califórnia. (Foto: Sally Peterson)
15
Laura, 101 anos, Burbank, Califórnia. (Foto: Sally Peterson)
9
Anna Sloggett 102 years Kauai, Havaí. (Foto: Sally Peterson)
8
Gertrude Baines, 114 anos, Los Angeles, Califórnia. (Foto: Sally Peterson)

 

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário