Autoral Ensaios com gestantes Retrato

Argentina registra a gravidez em autorretratos

Livros de fotografia

Um dos aspectos mais sensíveis de uma gestação é a maneira como o corpo da mulher vai mudando, de modo a comportar o bebê que se desenvolve e logo chegará. Trata-se da primeira relação que a futura mãe desenvolve com seu filho e é cercada de descobertas e carinhos. E, para que a lembrança desses momentos se eternize, a gestante procura o recurso da fotografia.

Sophie Starzenski não fugiu à regra. Com um detalhe: ela é fotógrafa. Quando engravidou, faz um ano, decidiu documentar todo o processo numa série de autorretratos que ganhou destaque internacional. A sequência acompanha a evolução do ventre materno ao longo dos nove meses – naquilo que Sophie chamou de “40 semanas e um espelho”.

Mas a série tem outro nome: Projeto Pyokko, em alusão ao apelido do filho Simon, que nasceu faz uns três meses. Natural de Buenos Aires, 27 anos de idade, Sophie é uma fotógrafa freelancer que vai da moda à gastronomia, passando pela fotografia de viagens e de animais de estimação. Quando um amigo lhe sugeriu os autorretratos, ela achou a ideia sob medida – afinal, nem para o casamento ela contratou um colega de profissão.

“Nunca pensei em que alguém mais fizesse as fotos. As queria exatamente como saíram: autorretratos em que não se vê o rosto”, reforça a argentina, que fotografa há aproximadamente cinco anos.

week4
Sophie, diante do espelho, na quarta semana de gestação
week25
Aqui, com a barriga mais protuberante, na vigésima quinta semana
week40
Na quadragésima semana. Após esta, terá a companhia de Simon

Tudo foi feito de modo muito simples, apenas a fotógrafa diante do espelho do quarto (a última imagem tem um acréscimo: o pequeno Simon nos braços da mãe). Como método, ela procurou capturar sempre a “mesma” luz, fazendo as fotos em torno do meio-dia e em dias ensolarados, quando há bastante claridade no aposento.

O que de modo algum Sophie previu foi a repercussão do ensaio: “Me escreveram de todas as partes do mundo, o que é uma alegria muito grande”, festejou a artista, que nos últimos dias viu sua história sendo contada em inglês, francês, italiano, tcheco – e, claro, em bom português. Na sua fanpage é possível ver a série completa.

(*) colaborou German Toldo

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário