Retrato

3 dicas essenciais para produzir bons retratos

Foto: THR GRLN
Livros de fotografia

Os retratos fazem parte do tipo de fotografia que deve conter em inúmeros ramos da fotografia, por exemplo nos ensaios de casais, festas de crianças ou no fotojornalismo. É considerado por muitos profissionais uma das imagens mais importantes, trazendo emoção e contextualizando a narrativa criada.

Mas captar um bom retrato não é simples quanto parece, existe técnica, criatividade e essência por trás dessa composição. Para te ajudar nessa criação preparamos três dicas básicas e importantes que irão te ajudar nesse processo.

Foot: Devesh Pandey / Pexels

1) Escolhendo a lente perfeita

A primeira coisa que um fotógrafo vai acabar compreendendo ao longo de sua trajetória é que existe uma lente perfeita para ele, a que ele mais gosta de usar e que traduz suas ideias fotográficas. Para trabalhar um bom retrato é preciso que você saiba qual a sua lente, abertura e velocidade que mais combinam com você.

Retratos exigem uma análise de distância entre o fotógrafo e o personagem, e se você estiver com uma lente muito aberta vai ser necessário chegar cada vez mais perto, você está pronto para isso?

Foto: Vazha Meladze / Pexels

2) O paradigma da zona de conforto

Começar a fotografar pode ser a melhor opção, capture imagens da sua mãe, do seu pai, do vizinho, do cachorro, procure o que é confortável e fotografe até ficar muito bom nessas imagens. Analise todas elas e procure entender o que te tirou da zona de conforto, e como você lidou com isso. Não esqueça que após essa prática, o melhor que você pode fazer é sair da zona de conforto.

Foto: richi choraria / Pexels

3) Traduza emoções

Retratos são carregados de emoção, os olhos falam, a pele transparece os anos vividos. É preciso que haja emoção na imagem, e como você pode fazer isso? Converse com a pessoa fotografada, caso haja essa possibilidade, busque conhecê-la, mas cuidado para não intimidá-la. Ao longo do tempo essa prática vai começar a se aperfeiçoar, você vai se sentir mais confortável e entender como funciona essa conversa.

Foto: Caio Queiroz / Pexels

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário