Fotografia de parto

Kamila Quintella: fotos de parto sem atenuantes

congresso de fotografia

Documentar o exato momento em que uma criança nasce pode envolver muitas coisas: a ternura do primeiro contato entre mãe e filho, detalhes da atividade frenética da equipe médica, a expectativa do pai, relances de dor, ansiedade, alívio e emoção. Alguns aspectos, porém, o fotógrafo prefere omitir, para não ferir suscetibilidades. Kamila Quintella não é assim. Para ela, nada que ocorre durante o parto deve ser omitido, ainda que o resultado possa chocar alguém.

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Parto-humanizado-(11)

Como muita gente da área, Kamila começou a cobrir partos, há seis meses, como consequência de seus ensaios com gestantes, que ela pratica no estúdio que mantém com o parceiro Iwata Jr. em Rio Verde (GO). “Porém, todas foram cesáreas. Hoje em dia, em hospital particular, dificilmente se vê um parto normal”, diz Kamila, que, no entanto, desenvolveu um fascínio pelo chamado “parto humanizado”.

“Hoje em dia, principalmente por conta da Gisele Bündchen, somos um pouco iludidos em relação ao parto humanizado. As pessoas se referem a ele como um parto lindo na banheira, em casa, com o marido do lado etc. Na verdade, o parto humanizado não é especificamente na banheira, basta ser um parto sem intervenção médica, na posição e no local que a mãe quiser”, explica a fotógrafa, que credita seu interesse à “curiosidade feminina mesmo” – aos 26 anos recém-completados, Kamila ainda não tem filhos.

Sua chance de documentar um parto natural surgiu quando uma cliente que era pediatra viu seu trabalho e a convidou a ir fotografar na maternidade pública onde ela trabalhava. “Na maternidade eu conheci a doutora Ângela, ela é uma enfermeira obstetra, foi o que fez eu me apaixonar ainda mais pelo trabalho. Ela me fez enxergar o parto normal com outros olhos”, afirma Kamila, que passou a atuar como fotógrafa voluntária no hospital.

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(10)
Kamila fotografa tanto cesáreas como partos normais, mas desenvolveu um fascínio pelo parto humanizado

Sua abordagem é um tanto heterodoxa: nada escapa ao clique, nem os momentos mais dramáticos da chegada do bebê. Segundo ela, isso é fruto do entendimento que desenvolveu do parto e que o tornou, aos seus olhos, “mais emocionante e mais encantador”. “Algumas fotos podem parecer chocantes para algumas pessoas, mas, pra mim, não há nada mais lindo, ver a perfeição do corpo humano e de Deus nesse momento”, acredita.

Sua única concessão é com relação ao modo de captura: as fotos são vertidas ao preto e branco, um pouco pela carga emotiva, mas principalmente para disfarçar o inevitável sangue vertido. Quem faz o pós-processamento é Iwata, e é o mais perto que ele chega disso, pois, segundo Kamila, não tem “estômago” para estar com ela na hora das fotos.

Os pais, por outro lado, ficam “surpresos e emocionados”. “Todos os detalhes são fotografados: os médicos trabalhando (sempre faço um close das mãos dos médicos e equipamentos), rosto da mãe, do pai, se estiver presente, o carinho e apoio entre pai e mãe, a chegada do neném, corte do cordão (que, na minha opinião, é um dos momentos mais importantes), peso, medidas, primeiro banho etc… E é isso que encanta os pais, a riqueza de detalhes desse momento especial”.

Para as mães que fotografa voluntariamente, Kamila oferece as fotos em formato digital. Em troca, elas lhe dão autorização de uso das imagens. Com cesáreas e outros trabalhos de estúdio na agenda, é preciso ter alguma disponibilidade para atender às mães interessadas. Mas sempre que pode, Kamila para tudo e acorre à maternidade. A razão é simples: “Pra mim é uma terapia, é o que me faz relaxar um pouco”. Clique aqui para acompanhar o trabalho da fotógrafa.

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(5)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(6)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(7)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(9)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(11)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Parto-humanizado-(12)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Parto-humanizado-(8)
Kamila: “Algumas fotos podem parecer chocantes, mas, pra mim, não há nada mais lindo”

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Parto-humanizado-(4)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Parto-humanizado-(9)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(12)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(14)

iPhoto-Channel_Fotografia-de-parto_Kamila-Quintella_Cesarea-(15)

banner-poses-perfeitas

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!