3 dicas para melhorar sua fotografia de parto

Como fotógrafa de partos há 10 anos eu ouço muitas dúvidas que acabam sendo comuns a muitas fotógrafas (e fotógrafos) iniciantes, por isso quero compartilhar 3 dicas importantes para você melhorar o resultado da sua fotografia de parto.

1. Minha fotografia de parto fica com muito ruído! E agora?

fotografia de parto

O ruído não é o grande vilão da fotografia e não faz com que seu trabalho perca qualidade! O grande segredo aqui é: conheça o seu equipamento e utilize a luz ambiente ao seu favor! Eu não utilizo flash nos meus registros (e sou contra o uso em ambiente de parto por atrapalhar o processo da parturiente), mas eu utilizo ao máximo todos os recursos que meu equipamento proporciona. Desde o ISO alto, sabendo até onde minha câmera suporta o recurso sem ter aberração cromática, até velocidade de captura mais baixa, sabendo o quanto eu consigo manter a câmera estável!

O ambiente está muito escuro? Em algum momento alguém da equipe fará uso de alguma iluminação para acompanhar a descida do bebê e esse momento pode ser ouro para o uso criativo da iluminação disponível para fazer as fotos de parto.

2. Como ter uma composição mais rica sem invadir a privacidade da família?

Tenha um diálogo aberto com a família a ser fotografada. Faça reuniões, encontros e conheça a história da gestação, a história da família. Saiba quais os medos, as expectativas, se envolva com o nascimento, afinal esse é o dia mais importante da vida deles. E se estão confiando em você para viver esse dia junto, se entregue a experiência e viva exatamente esse dia como ele é: único. Busque ângulos mais abertos, se distancie para ver o todo. Cada membro da equipe foi escolhido a dedo, inclusive você. Faça valer cada segundo dessa escolha contando as histórias paralelas que estão acontecendo junto ao nascimento. Preste atenção nas expressões, nem só de contração é feito o parto. Veja alguns exemplos abaixo:

3. Construa também um bom conhecimento sobre fisiologia do parto

Não basta saber que o trabalho de parto começou. É importante conhecer cada fase do processo, quais os comportamentos esperados e como funciona a evolução do trabalho de parto. Isso nos permite a antecipação dos acontecimentos e também saber os momentos de pausa, para respeitar e não atrapalhar a evolução da parturiente. Mais do que o momento de fotografar é necessário o entendimento de quando parar. E entender sobre o posicionamento do bebê na pelve, como observar a altura que ele está na descida, e quando poderá acontecer intercorrências faz toda diferença na excelência do resultado final e também no entrosamento com a equipe de parto.

No Curso de Fotografia Parto pela Humanização abordo esses temas e muito mais! Com equipe multidisciplinar, incluindo doula, enfermeira obstetra e médica obstetra, teremos prática integrativa de conexão consigo mesma para poder olhar com empatia para a mulher parindo, fisiologia, o parto passo a passo e aula prática com simulação de parto domiciliar, hospitalar e cirurgia cesárea! Entre em contato pelo site para saber mais: https://curso.karolsaadifotografia.com.br

Sobre a autora: Karol Saadi é fotógrafa há 12 anos e é uma das especialistas em fotografia de parto mais premiadas do Brasil. Recentemente, Karol venceu uma categoria do Birth Photography, maior con concurso de fotografia de parto do mundo.

Sair da versão mobile