Retratos do Brasil por Valdemir Cunha

Parque Nacional do Vale do Catimbau, PE

O experiente fotógrafo de natureza e viagens Valdemir Cunha, 45, lançou este mês seu décimo primeiro livro, Brasil Invisível (Editora Origem, 240 págs., R$ 98). Resultado de dez anos de viagens pelo país, o livro – primeiro do gênero a ser lançado também em iPad (versão português/inglês) – celebra o modo de vida de brasileiros que vivem nos confins do território nacional.

“Este livro traz retratos e histórias de brasileiros que conseguem transformar as riquezas naturais e as oportunidades que o cercam em possibilidades de vida digna. Minha preocupação foi produzir um registro do modo de vida de brasileiros – incluindo suas moradias – que habitam um país que está em profunda transformação e que já não existirá mais daqui a algum tempo, talvez em 50 anos ou menos”, estima Valdemir, que em 25 anos de carreira já trabalhou nas revistas Terra, Viagem & Turismo e Caminhos da Terra e em 2010 criou sua própria editora, a Origem.

Os textos do livro são de Xavier Bartaburu. O jornalista é parceiro de Valdemir em outros seis projetos. Os textos trazem recortes do dia a dia de homens e mulheres de quase todas as regiões brasileiras, inseridos em suas rotinas, tradições e modos de pensar. “Mesmo habitando lugares onde os médicos são raros, as escolas distantes e o saneamento básico inexistente, essa gente sobrevive com dignidade baseada na crença de que sua condição e dos seus filhos vai melhorar por meio do trabalho”, observa o fotógrafo, cujas fotos registram o fruto do trabalho desses brasileiros, sua maneira de viver, suas crenças, sua comunidade e as paisagens que os cercam.

A versão para iPad do livro conta com um capítulo inédito intitulado “Moradia”, que mostra a essência das casas dos brasileiros que vivem nos rincões do país. O aplicativo ainda oferece vídeos, georreferenciamento das imagens e todas as possibilidades de compartilhamento em redes sociais, e pode ser baixado gratuitamente na Apple Store do Brasil ou dos Estados Unidos. O conteúdo também está disponível na internet, com possibilidade de navegação em qualquer smartphone ou computador.

Artigos relacionados