Concurso de Fotografia Natureza

Concurso: olhar infantil sobre o meio ambiente

congresso de fotografia
Foto: Anastasya Vorobko
“SOS”, foto que deu o prêmio a Anastasya Vorobko

O Children’s Eyes on Earth International Youth Photography é um concurso promovido pela International Dialogue for Environmental Action (Idea), entidade ambiental sediada no Azerbaijão, com apoio do fotógrafo iraniano da National Geographic Reza Degathi. Com o objetivo de destacar o olhar das crianças e adolescentes sobre questões ambientais ao redor do mundo, o concurso propôs dois temas, a serem interpretados em conjunto: “Eu amo a natureza” e “Eu tenho medo da poluição”.

A competição recebeu mais de 4 mil inscrições de jovens de até dezessete anos de mais de 90 países. A foto vencedora desta primeira edição foi tirada por uma jovem russa, Anastasya Vorobko, de apenas oito anos de idade, o retrato de um pássaro diante de uma fumacenta chaminé de fábrica.

“Eu vejo o pássaro nesta foto como se carregasse uma mensagem ao redor do mundo, com a esperança de que os adultos de todos os lugares comecem a cuidar do ar que nós respiramos”, disse Anastasya, que considerou o prêmio um incentivo para continuar “tirando fotos para contar histórias”. Ela ganhou uma câmera reflex, um laptop e uma impressora, além de uma viagem a Baku, capital do Azerbaijão e participação em um workshop exclusivo com Reza.

Foto: Juan Carlos Canales
Foto do espanhol Juan Carlos Canales, segundo colocado

O segundo lugar coube a Juan Carlos Canales, um espanhol de quatorze anos. “Eu quis mostrar como as coisas belas que vemos todos os dias estão sendo estragadas pelas mãos do homem”, ele falou a respeito de sua imagem, Emergency Exit, que mostra um par de aves sobrevoando uma fábrica em Saint-Nazaire, na França.

Já o terceiro lugar foi dividido entre Bianca Stan, romena de quatorze anos, e Michael Theodoric, indonésio de dez. Todos esses também ganharam câmeras, impressoras, a viagem e o workshop com Reza.

Foto: Bianca Stan
Foto da romena Bianca Stan, terceira colocada no concurso
Foto: Michael Theodoric
Com esta foto, Michael Theodoric, da Indonésia, também conseguiu o terceiro lugar

 

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!