Fotografia de natureza

Fotógrafo capta o incrível mergulho de uma águia com técnica criada em 1878

Foto: Chen Chengguang
Livro de fotografia

A águia-pesqueira é uma poderosa ave de rapina conhecida por sua habilidade em pegar peixes com mergulhos começando a 30 metros de altura da superfície da água . Por isso, elas se tornaram populares entre os fotógrafos da vida selvagem, como Chen Chengguang, famoso por suas impressionantes fotografias de pássaros. Porém, para conseguir fotos incríveis, Chen usa uma técnica popular em meados do século XIX: a cronofotografia.

A cronofotografia é uma imagem formada por fotografias tiradas sucessivamente com intervalos iguais. Essa técnica surgiu por volta de 1878, quando Eadweard Muybridge criou um sistema fotográfico onde diversas câmeras eram disparadas simultaneamente a fim de estabelecer uma captura sequencial de um determinado corpo e fazer o estudo do seu movimento. Por isso, a cronofotografia também é conhecida como “fotografia sequencial” e foi a antecessora da animação e da cinematografia.

Ao retornar à técnica antiga, Chen nos permite observar todos os detalhes da águia-pescadora. De três a cinco movimentos, podemos ver a águia-pescadora – com olhos fixos, enquanto mergulha diretamente na água. Garras estendidas e asas puxadas para trás até o último momento. Pronto, mais uma refeição garantida para a águia e mais uma foto espetacular de Chen Chengguang.

Para ver mais do trabalho do Chen siga ele no Instagram: https://www.instagram.com/joinus12345/

View this post on Instagram

Osprey

A post shared by 陳承光 (@joinus12345) on

View this post on Instagram

Osprey

A post shared by 陳承光 (@joinus12345) on