Fotografia de música Livros

Retratista de músicos lança livro

Livros de fotografia

mc-catra-daryan-dornelles-retratos-sonoros

O assunto que o fotógrafo carioca Daryan Dornelles escolheu para se especializar foi a música. Ele vem registrando diversos artistas da cena musical brasileira há cerca de 18 anos.  Em pouco mais de uma década, Daryan, que já publicou mais de mil retratos e cem capas de discos, se tornou um dos mais versáteis e requisitados profissionais do país, chegando a conquistar o Prêmio Abril de Jornalismo em 2007. “E eu comecei a carreira de fotógrafo por acidente”, conta Dornelles no site da Rolling Stone.

Artistas como Chico Buarque, Ney Matogrosso, Criolo, Marisa Monte, Caetano Veloso, Rita Lee e Mc Catra já passaram por suas lentes. Ele busca estudar bastante cada artista para relacionar a personagem com sua respectiva personalidade musical e obter resultados expressivos e inéditos: “Eu observo muito; se for um músico, procuro escutar o tipo de som que ele faz, entrar no clima mesmo. Mas eu também sou muito rápido. Gosto da interação na hora da criação da fotografia. Por isso eu me envolvo muito”, afirma. 

Daryan compilou 18 anos de trabalho para compôr o livro Retratos Sonoros, publicado este ano pela editora Sonora (192 págs, R$ 140). O livro representa a diversidade da música brasileira. Parte do material é proveniente de projetos dos quais o fotógrafo participou e uma outra série foi produzida especialmente para o livro.

criolo-daryan-dornelles-retratos-sonoros

ney-matogrosso-daryan-dornelles-retratos-sonoros

clarice-falcao-daryan-dornelles-retratos-sonoros

chico-buarque-daryan-dornelles-retratos-sonoros

caetano-veloso-daryan-dornelles-retratos-sonoros

Fonte: Rolling Stone.

Sobre o autor

Suelen Figueiredo

Jornalista do iPhotoChannel. Contato: jornalismo@iphotoeditora.com.br

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!