Fotografia Analógica Fotografia de música Fotografia de retratos

Ensaio mostra Madonna antes da fama em fotos exclusivas

Foto: Richard Corman

Como sempre falamos: a fotografia é a memória viva que nos transporta na linha do tempo. Então, você já imaginou como era a cantora Madonna antes de toda a fama e antes de ser um ícone da música pop? Bem provável que não teríamos essa possibilidade sem um ensaio feito pelo fotógrafo Richard Corman.

“No início de maio de 1983, recebi uma ligação de minha mãe, Cis Corman. Ela estava lançando o novo filme de Martin Scorcese, e disse que tinha acabado de fazer o teste de uma mulher que eu realmente tinha que fotografar. A mulher era Madonna, que estava fazendo um teste de atriz para ser Maria Madalena no filme ‘A Última Tentação de Cristo’. Eu estava apenas começando minha carreira e estava sempre procurando por pessoas e assuntos carismáticos, então concordei em fotografá-la”, revelou Corman em entrevista ao site Bored Panda. Madonna não conseguiu o papel no filme, e nessa época, ela era apenas uma jovem de 24 anos que queria se tornar bem-sucedida e mudar o mundo com sua arte. 

Foto: Richard Corman

A maioria das fotografias é em preto e branco e apresenta uma Madonna enigmática, sexy, ousada e confiante. Nas ruas antigas de Nova York, seu olhar está fixo diretamente na câmera e sua energia poderosa brilha intensamente nos retratos da Rolleiflex com lente dupla de Corman. Interessante também é o figurino e make que Madonna já usava antes da fama. Ela está usando punhos cravejados, calça jeans rasgada, seu pescoço está envolto em pérolas brancas e seus lábios são pintados de vermelho, que mais tarde se tornaram seu visual exclusivo.

Foto: Richard Corman

Richard Corman, então com 29 anos de idade, tornou-se um fotógrafo famoso cujos assuntos incluem músicos, atores, artistas, atletas, escritores e outros. Ele tirou retratos de Muhammad Ali, Michael Jordan, Bill Clinton, Robert De Niro, Paul Newman, Al Pacino, Martin Scorsese, Ellie Wiesel e muitos mais. Mas ainda assim, até hoje, sua série mais famosa é “Madonna NYC 83”, lançada 30 anos depois e é cada vez mais relevante. Veja abaixo algumas fotos desta série histórica.

Foto: Richard Corman
Foto: Richard Corman
Foto: Richard Corman
Foto: Richard Corman
Foto: Richard Corman
Foto: Richard Corman
Foto: Richard Corman
Foto: Richard Corman