Fotografia de moda

Como surgiu a fotografia de moda

Livro de fotografia

A época em que o aumento de revistas ilustradas cresciam no mercado foi o momento perfeito para que a fotografia de moda pegasse carona. A Vogue e a Harper’s Bazaar tiveram um papel importantíssimo nesse processo, elas foram a casa de grandes fotógrafos. Foi da união de editores, diretores de arte, assistentes, fotógrafos e modelos que a fotografia de moda nasceu e continuou sendo muito amada pelo mundo.

Antes da fotografia as revistas de moda eram raríssimas, e foi graças a fototipografia na década de 1880, que a chance de transformar a comunicação pôde acontecer. Em 1909 quando Condé Nast compra a revista Vogue, e passa a produzi-la, o conteúdo acaba voltando-se para as mulheres ricas. Seu objetivo era transformá-la em uma publicação para a alta sociedade. Em 1913 o fotógrafo Adolph De Meyer é contratado como o primeiro fotógrafo da Vogue, e o crescimento dos anos seguintes levaram a revista a lançar sua edição britânica e francesa.

As fotografias de moda cintilantes, retratos e natureza morta, produzidas por De Meyer, apareciam na revista ao lado de ilustrações. As imagens traziam a ilusão de terem sido fotografadas ao ar livre, mas tudo partia de muito estudo fotográfico e depois na aplicação dentro do estúdio. No contexto geral a fotografia de moda sempre caminhou ao lado da arte, foi fruto do esforço de quem a amava e desejava eternizá-la.

Fotos: Adolph De Meyer

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

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