Muitas pessoas precisam fotos de casas e apartamentos para postar nas redes sociais seja para venda ou apenas para compartilhamento. Porém, a maioria das pessoas não consegue aquelas fotos lindas que vemos em perfis de arquitetura e design.
As câmeras dos smartphones mais recentes (veja aqui os melhores celulares para fotografia) tiram fotos de qualidade superior a muitas câmeras digitais, portanto, mesmo um amador de fotografia pode ter sucesso na captura de imagens de alta qualidade com essas dicas. Por isso, preparamos 7 dicas para você fazer fotografia de imóveis com seu celular dignas de fotógrafos profissionais.
5 dicas para fotografar imóveis
- Antes de tirar fotos, caminhe pela casa ou apartamento para sentir o fluxo e quais áreas e ângulos criariam as melhores fotos.
- Um ótimo truque para a composição das fotos é entrar num cômodo, um quarto, por exemplo, e se posicionar num dos cantos e dali tirar as fotos em direção ao canto do outro lado do quarto. Assim, terá fotos com mais perspectiva e dinâmica do ambiente. Depois vá para o canto oposto e faça mais fotos do lado contrário e assim você terá uma visão completa do ambiente e fotos bastante atraentes. Esse é um dos truques mais usados por fotógrafos profissionais de arquitetura para compor suas fotos (veja 3 fotos exemplos logo após a dica 7).
- Tire fotos com a luz do dia. É quando a luz natural será mais brilhante dentro de uma casa. No entanto, tirar fotos externas no crepúsculo com todas as luzes internas acesas pode criar imagens dramáticas e atmosféricas.
- Observe por onde a luz está entrando no ambiente (janelas e portas) e evite fazer fotos em contraluz porque a exposição e detalhes do ambiente podem ficar escuros ou estourados demais.
- Capture fotos padrão para compartilhar online, incluindo duas fotos em grande angular de cada quarto, cozinha e sala de estar; uma foto do banheiro; até três fotos do quintal; e uma foto da lavanderia, garagem ou outras características especiais.
- Evite fotografar o interior dos armários, a menos que sejam notáveis de alguma forma.
- É preciso valorizar e mostrar o melhor do imóvel. Se ele tem algum diferencial, não deixe de fotografá-lo — uma churrasqueira, um terraço, uma lareira, um closet enorme, etc.
3 exemplos de composição de fotografia de imóveis (da dica 2)
Além das dicas específicas acima, também há algumas questões gerais que você deve considerar na hora de fazer a fotografia de imóveis, como:
- Experimente fotos com e sem o flash ligado.
- Segure a câmera reta e paralela ao chão. Se você luta com isso, use um tripé.
- Tire fotos ao nível dos olhos.
- Tire mais fotos do que você precisa, para que você possa escolher as melhores entre muitas; caso contrário, você pode descobrir que está preso a opções sem brilho.
- Corrija a cor e ajuste o balanço de branco nas fotos conforme necessário