Ensaios com gestantes Fotografia de família Life Style

Smash the cake: cliques, caretas e glacê

Livros de fotografia

Trash the dress”, “newborn photography”, “e-session”, “save the date”… Muita gente do ramo simplesmente detesta, mas os estrangeirismos são uma constante na nossa fotografia comercial – especialmente porque muitas das ideias aplicadas por aqui vieram de fora. Muitas vezes, é o próprio cliente que estimula essa “invasão”, ao tomar conhecimento de algum estilo praticado no exterior ou mesmo por considerar mais interessante contratar um ensaio com alguns ípsilons e dáblios a mais.

AlineKaehlerPhotography-7

Nesse pacote de importados, uma expressão que deverá soar mais comum aos ouvidos dos pais este ano é o “smash the cake”. Pelo menos, essa é a aposta do casal Aline e Lucas Kaehler, que fotografam crianças e gestantes em Curitiba (PR).

Eu já faço há uns anos, mas este ano foram três e já tem outros agendados, é o ano de mais trabalho com smash the cake. Muitas mães não sabem bem o que é, perguntam se eu conheço, se eu faço, eu explico o que é. O interesse existe, mas ainda tem pouca informação”, conta Aline, que é natural de Belo Horizonte (MG) e tem 33 anos de idade. Lucas tem 34 e é curitibano.

O casal começou a atuar sob o nome Kaehler Photo no início de 2012. Entusiasmados pela fotografia desde que se conheceram, passaram dos simples passeios para fotografar a algo mais sério por volta de 2007: “Eu comecei a trabalhar com fotolivros (scrapbook digital) e, a partir daí, fui estudando sobre fotografia, fiz cursos e, em 2010, comecei a trabalhar com fotografia”, diz Aline.

No início, o arranjo era o seguinte: Lucas assumia os eventos maiores, Aline os ensaios e pequenos eventos. Com a gravidez dela, no início de 2012, o marido passou a ajudar nos ensaios e a cuidar de todos os eventos, condição que permanece até hoje: “Quando o horário nos permite levar o bebê, eu vou como segunda fotógrafa. Eu continuo fotografando todos os ensaios, e o Lucas muitas vezes vai e nunca resiste a tirar algumas fotos também”, explica a mineira.

AlineKaehlerPhotography-6

AlineKaehlerPhotography-3
O casal também realiza ensaios de gestante

Entre os trabalhos que realizam, o acompanhamento anual do bebê, que começa na gestação, é bem popular. Mas, de olho na onda de interesse pelo smash the cake, e lembrando que há pouca literatura a respeito, a fotógrafa escreveu em seu blogue um post com muitas dicas sobre o assunto (que você pode ler aqui).

Segundo ela explica, smash the cake (ou “esmagar o bolo”) é uma tradição nos Estados Unidos, que ocorre durante o primeiro aniversário da criança. O objetivo é oferecer a ela um pequeno bolo, para que ela tenha seu primeiro contato com a guloseima. O resultado é invariavelmente uma carinha lambuzada de glacê, coisa que os papais adoram.

Já que o lifestyle preconiza a documentação fiel do cotidiano, Aline não impõe muita restrição aos modelos mirins. A ideia é deixar rolar: “Os ensaios são realmente de momentos espontâneos, brincando, destruindo um bolo, às vezes chorando, muitas vezes rindo. Nosso objetivo é sempre retratar a pessoa ou a família de forma que, olhando as fotos depois, elas sintam que aquilo representa quem são, as relações entre elas, o espaço onde vivem, o que gostam de fazer”.

AlineKaehlerPhotography-5

Depois, naturalmente, é preciso limpar toda a bagunça…

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!