8 dicas para fotografar crianças

Crianças não são o tipo de modelo que você dirige e o modelo vai seguir o que você disser. Pelo menos não na maior parte do tempo. E a verdade é que essa é uma parte divertida em fotografar crianças: elas são genuínas.

Porém, é uma boa ideia se organizar, preparar-se para esse tipo de fotografia. E isso vale tanto para o fotógrafo que faz isso profissionalmente quando para o pai ou a mãe que adora tirar fotos de seus pequenos. Confira algumas dicas para fotografar crianças:

  1. Momento e localização

A hora do dia é realmente importante. A sessão de fotos geralmente funciona melhor após uma soneca ou um lanchinho. É um dos momentos quando a criança está mais feliz. Um local ideal para fotografar crianças é ao ar livre. Porém, algo a ter em mente é a luz dura. Fotografar ao meio-dia, quando o Sol está a pino não é a melhor ideia. Caso você vá fotografar em ambientes fechados, sempre verifique se o espaço é adequado e confortável para a criança.

Foto: Dawn Bell
Foto: Dawn Bell
  1. Esteja preparado

É bem provável que as crianças queiram que acabe logo o ensaio fotográfico. Então esteja preparado para não perder muito tempo – e imagens preciosas. As crianças ficam entediadas com rapidez e podem perder o interesse. Crie um plano flexível e esteja preparado antes de trazer as crianças. Tenha sua câmera (bateria carregada, muito espaço no cartão de memória, configurações certas) e adereços prontos (esconder brinquedos onde eles podem ser acessados ​​facilmente e apenas trazê-los para fora se ou quando eles são necessários).

  1. Faça uma lista

Faça uma lista de possíveis fotografias. Essa é uma pratica que até fotógrafos de casamento adotam. Por exemplo: sentado, em pé, deitado, brincando, correndo, etc. Procure Ideias e temas, mas não espere, é claro, que elas saiam exatamente como imaginado.  Tenha também coisas que possa entreter a criança de antemão, caso nada dê certi – músicas no celular, jogos, desenhos de TV. Por fim, seja flexível com a sua lista e esteja pronto para jogá-la fora se necessário.

Foto: Dawn Bell
Foto: Dawn Bell
  1. Obtenha ajuda

Se possível, obter alguma ajuda. Inicialmente, peça para seu ajudante ficar atrás de você distraindo a criança, e não do lado – você quer tentar fazer algumas imagens onde os olhos da criança se conectem com a câmera. Escolha alguém que possa fazer crianças sorrir e rir. Esteja atento com o dedo no obturador:  você pode ter só dois segundos para obter a foto.

  1. Comece com poses

Faça as imagens mais formais primeiro. Por exemplo, uma foto entre irmãos onde você quer que todos eles olhem para a câmera e sorriam. Talvez você não consiga fazer inicialmente, mas no começo é quando você tem uma chance.  Nesse momento, com sorte, as crianças ainda não se dispersaram.

Foto: Dawn Bell
Foto: Dawn Bell
  1. Limite o movimento

Limitar o movimento da criança no início: uma cadeira, sofá, cesta, balanço, etc. Mas seja flexível, não force a barra: uma imagem em outro lugar é melhor do que uma com o rosto vermelho de choro. A criança pode sentar na cadeira, ou no chão do lado da cadeira, ou ficar de pé ao lado da cadeira, se apoiando: tudo pode se tornar uma ótima foto.  Ou, se não der certo, siga em frente com a próxima ideia. Esse é o segredo de fotografar crianças: criatividade aliada à flexibilidade.

Foto: Dawn Bell
Foto: Dawn Bell
  1. Deixe-os brincar

Depois das fotos formais, posadas, nada melhor do que uma recompensa: deixe-os brincar. Uma dica que vamos repetir: não tente forçar a criança a fazer algo, peça com jeito, com carinho. Se você forçar e a criança não quiser, essa pode se tornar uma batalha que com muita probabilidade a criança vai ganhar.

Concentre o resto da sessão em torno de coisas que a criança gosta de fazer. Que podem ser muitas coisas: brincar com o cachorro, empinar pipa, andar na praia catando conchinhas, jogar bola, brincar de chá com as bonecas.

Foto: Dawn Bell
Foto: Dawn Bell
  1. Relaxe

Respire fundo e relaxe! As crianças podem sentir o seu stress e ele é transferido para elas. Se sentirem mesmo, podem acabar fazendo o oposto de tudo o que você planejou. Então curta o momento e fotografe sem tensão.

FONTE: DPS

newborn_banner

Artigos relacionados