Fotografia de casamento

Noiva cancela contrato com fotógrafa e exige reembolso por causa de um post sobre o movimento negro

A fotógrafa de casamentos Shakira Rochelle passou por uma situação extremamente embaraçosa quando um casal comunicou o cancelamento do contrato e pediu a devolução dos valores pagos por causa de um post seu nas redes sociais em apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). A noiva acusou a fotógrafa de ser uma pessoa “instável” por fazer o texto em solidariedade ao movimento.

O post da fotógrafa em apoio ao movimento Black Lives Matter no Instagram

Segundo informações postadas no site Insider, Rochelle estava preparada para fotografar o casamento do casal, quando recebeu um texto perturbador da noiva pedindo para que ela devolvesse o depósito inicial do contrato e cancelasse o contrato que assinaram.

A mensagem da noiva foi motivada por um post de Rochelle no Instagram, no qual a fotógrafa afirmava seu apoio ao movimento Black Lives Matter (BLM). No texto, Rochelle escreveu: “Shakira Rochelle Photography é solidária com a comunidade negra. O movimento Black Lives Matter tem meu apoio infinito”.

Alguns dias depois do post de Rochelle, a noiva mandou uma mensagem dizendo que o casal não podia apoiar alguém tão franco em assuntos que simplesmente não os interessam” e que eles “ficaríamos realmente envergonhados de ter você no nosso evento”. E a seguir, a noiva pediu: “Me informe quando e como podemos ter nosso reembolso. Estamos solicitando o cancelamento de nosso contrato.”

A mensagem da noiva pedindo o reembolso e o cancelamento do contrato

Em resposta, Rochelle lembrou à noiva que o depósito feito inicialmente não era reembolsável. Ela então desejou ao casal “uma vida inteira de crescimento” e mencionou que o depósito seria doado a uma instituição de caridade do movimento BLM. “Obrigado por sua doação ao Black Lives Matter”. A resposta da noiva, em uma única linha, diz simplesmente: “você falará com nosso advogado”.

A fotógrafa diz que não faria o reembolso e doaria o dinheiro ao BLM

A interação entre Rochelle e a noiva viralizou na internet depois que uma amiga da fotógrafa pediu para publicar os prints da conversa numa rede social. E o que já era ruim ficou ainda pior. Rochelle acabou passando por mais uma experiência difícil. Através de mensagens, a fotógrafa foi atacada por ambos os lados: aqueles contrários ao movimento se sentiram ofendidos por sua posição e os favoráveis ao Black Lives Matter a acusaram de tentar lucrar com o movimento.

Em resposta aos comentários, Rochelle postou uma mensagem em todas as suas redes sociais chamando de “absurdas” as acusações e se recusando a apagar a publicação original: “Eu esperava me acalmar até que esse frenesi acabasse, mas hoje acordei com algo que machucou minha alma. Existe uma captura de tela do Photoshop circulando, afirmando que apresentar essa história foi uma tática de negócios para obter lucro com o movimento de empresas. Essa é a coisa mais incrivelmente absurda que eu já ouvi. A postagem original começou em particular, até que uma amiga perguntou se ela poderia compartilhá-la. Eu nunca tive a intenção ou o desejo de viralizar isso ou qualquer outra coisa.”