Fotografia de casamento

5 ângulos para explorar na fotografia de casamento

Foto: Elena Haralabaki
Livro de fotografia

Fotografar casamentos é um momento de muita intensidade, inúmeros acontecimentos precisam ser registrados desde a preparação dos noivos, as madrinhas, padrinhos, até a cerimônia, festa e convidados. O tempo precisa ser bem utilizado para não perder nenhum momento.

Trouxemos algumas ideias, ângulos e dicas para os fotógrafos de casamento com a intenção de servir de inspiração e aprendizado.

1) O véu da noiva

O véu da noiva é um adorno forte e chamativo no casamento. Mas além da sua importância simbólica ele pode servir como um aparato para boas fotografias. Utilizar o véu da noiva é envolvê-la em um momento de glória e único na sua vida.

Foto: Vïctor Lax

Você pode explorá-lo na fotografia como se o mesmo tivesse uma vida própria, voando ao redor da noiva. O véu fotografado em composição com o rosto da noite é também uma boa opção. Lembre-se que a criatividade nessa hora é o que vai transformar a sua foto, então ao invés de deixar o véu simplesmente ‘parado’ acrescente movimentos e o introduza na cena.

Foto: Sabina Miladin

2) A roupa da noiva

A roupa é, assim como o véu, uma extensão da noiva no dia do seu casamento. O momento em que está se trocando com a ajuda da mãe e das madrinhas é uma clássica fotografia e que não pode faltar, essa é uma situação importante na vida da noiva. Preparar-se para o seu casamento com as pessoas que ela mais ama. Já o vestido pode ser usado como composição da foto nesse processo.

Foto: Sabina Milandin
Foto: Sabina Milandin
Foto: Sabina Milandin

3) Entrada e saída em outros ângulos

Dois momentos marcantes durante um casamento: a entrada da noiva e a saída dos noivos. Cena clássica que você está até imaginando, certo? Pois é, esse é um ângulo que pode ser explorado de uma forma diferente, o que não quer dizer melhor, apenas uma maneira mais criativa. As imagens abaixo mostram a saída dos noivos de uma certa distância, nós estamos dentro da cena mas não estamos perto, acompanhamos a visão de alguém que está do lado de fora, emocionante da mesma maneira.

Foto: Vïctor Lax

A entrada fotografada das alturas, uma situação que dentro de uma igreja pode ser vista poeticamente por Deus, santos e anjos.

Foto: Vïctor Lax
Foto: Dumbrava

4) Espelhos e reflexos

Você pode dizer que nada de novo em usar espelhos e reflexos, mas quando bem explorados essas fotografias carregam uma carga emocional enorme. Um dos reflexos que concentra muita emoção é a do carro da noiva, pois geralmente quem abre a porta é quem irá conduzi-la ao altar. Nesse momento a noiva já está emocionada e seu acompanhante refletido pode trazer uma linda imagem.

Foto: Vïctor Lax

5) Uma nova visão

Para onde olhamos quando entramos em contato com a nossa fé? Uma pergunta como essa pode ser explicada na seguinte foto. Um momento de devoção dos noivos que olham para baixo em busca de concentração e plenitude neste momento íntimo. Essa colocação vai depender muito da religião e cultura de cada casamento, mas é uma boa saída para explorar ângulos da intimidade do futuro casal.

Foto: Elena Haralabaki
Foto: Elena Haralabaki

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário