Fotografia de casamento

3 dicas infalíveis para a luz criativa na fotografia de casamento

Livro de fotografia

Você já deve ter visto uma fotografia tão linda e em algum momento percebeu como toda a magia era comandada pela luz. A fotografia de casamento tem dessas coisas, imagens lindas e carregadas de sentimentalismo, apesar de encontrarmos cenas propícias para criar uma imagem surreal, a iluminação faz um grande papel.

Foto: Dimitri Kuliuk / Pexels

No livro “Criatividade na fotografia de casamento” Everton Rosa ensina algumas dicas preciosas para captar uma luz especial, que criem momentos inesquecíveis. As dicas podem ser aplicadas em todas as áreas da fotografia, mas não esqueçam de treiná-la sempre que possível.

Foto: Emma Bauso / Pexels

1) Posição e enquadramento

Caminhadas ao redor do objeto fotografado, a distância perfeita e então o clique. Everton Rosa conta que sua primeira preocupação dentro da fotografia de casamento é o enquadramento, e então ele vai encontrar a luz. A partir do enquadramento seu segundo foco é o rosto dos modelos, analisados para serem adequados ao tipo de iluminação perfeita.

“O tipo físico da pessoa irá determinar a posição do foco luminoso: quando tenho um rosto mais redondo, coloco a luz de lado para afinar a silhueta. Se for magro procurarei iluminar mais de frente – com isso, o rosto ganha mais volume.”

2) Suavidade e resultado

Não importa a fonte da luz, se vem de um LED ou flash, a suavidade deve ser sempre priorizada. Para isso você pode usar softbox que irá ajudar no processo. Mas o grande assunto aqui é como uma luz dura pode marcar o rosto do casal, de uma maneira que não fique legal, a suavidade deve ser sempre priorizada.

Everton conta que se inspira muito na iluminação de cinema, e caso você esteja procurando boas referências de iluminação na fotografia de casamento, que tal assistir um filme bem antigo e romântico? Por trás da iluminação desenvolvida no cinema existe todo um estudo e técnica. 

Foto: Sergio Souza / Pexels

3) Luz de janela e o momento perfeito

Não há nada na fotografia como a luz natural, e se os fotógrafos pudessem iriam sempre utilizar essa fonte de luz. Por isso é importante saber o momento perfeito de fazer o proveito. Geralmente ele acontece quando a noiva está se arrumando e maquiando para o casamento. Em um quarto com janelas e cortinas, que podem ser utilizadas como difusor, o momento de preparo para o dia especial pode se tornar um verdadeiro espetáculo. Não esqueça da primeira dica, a posição e o formato do rosto.

Foto: Craig Adderley / Pexels

Portanto, esteja sempre atento a direção da luz e busque aplicá-la com suavidade nos seu clientes. Com certeza, muita fotografia bonita irá surgir com essas dicas. Ficou curioso para saber mais? Confira o livro de Everton Rosa “Criatividade na fotografia de casamento” em nossa loja online.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário