Fotografia de animais

Foto rara de Leopardo Negro anuncia alerta ecológico

Photographed with a Camtraptions camera trap. Laikipia Wilderness Camp, Kenya.
congresso de fotografia

Você deve ter visto essa fotografia rodando pela internet, ela é realmente algo inédito e um importante registro para o mundo. Trata-se de um leopardo negro africano, raríssimo, que havia sido fotografado pela primeira e única vez em 1909, na Etiópia.

Foto: Burrard-Lucas

O Leopardo Negro africano é o protagonista de inúmeras lendas, uma verdadeira mágica havia sido criada em torno desse animal tão lindo e tão raro. “Enquanto passava as imagens na câmera, fiz uma pausa (…) e vi um par de olhos cercados pela escuridão… um leopardo negro! Eu não conseguia acreditar e demorei alguns dias até que me desse conta de que alcancei meu sonho” conta o fotógrafo em seu blog que fotografou o animal no dia 11 de fevereiro.

Foto: Burrard-Lucas

A imagem foi captada pelo fotógrafo especialista em vida selvagem Will Burrard-Lucas que dedica sua vida a este ramo desde 2010. Para chegar até esse resultado magnífico Will pesquisou muito sobre o Leopardo Negro, suas lendas e os comentários na cidade de Laikipia Wilderness Camp, no Quênia, montou uma armadilha fotográfica sem fios que se aciona por meio de movimentos, foi utilizado uma câmera DSLR e flashs.

Foto: Burrard-Lucas
Foto: Burrard-Lucas

O alerta

O Leopardo Negro fotografado ocupa o topo da cadeia alimentar e possui um papel importantíssimo no equilíbrio do ecossistema, ele está na Lista Vermelha das espécies ameaçadas de extinção. A sua sobrevivência depende de uma hábitat com boa qualidade de vida, muito escassa nos dias de hoje. São animais que sofrem constantemente com ameaças pela caça e conflitos agrários.

Foto: Burrard-Lucas

É importante ressaltar que esta fotografia surge como um grande documento para a humanidade, que pode perder esse animal por completo em seu ecossistema. Ao mesmo tempo em que há uma enorme importância neste registro, ele também pode despertar interesse em pessoas que acabam por enxergar  uma oportunidade a mais nessa descoberta. A fotografia surge como meio de preservação de memória, mas principalmente de alerta para o futuro.

Foto: Burrard-Lucas

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!