Fotografia de animais

Embate entre raposa e marmota vence concurso internacional de fotografia de vida selvagem

Livro de fotografia

Os vencedores do concurso Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano foram anunciados durante uma cerimônia no Museu de História Natural de Londres. Este ano o prêmio recebeu 48.000 inscrições de 100 países. E o grande vencedor foi Yongqing Bao, da província chinesa de Qinghai, que recebeu o título de Fotógrafo da Vida Selvagem do Ano de 2019 com a imagem intitulada The Moment.

Foto: Alejandro Prieto

A fotografia rodou as redes sociais e trouxe à tona inúmeros sentimentos. Trata-se de um embate entre uma raposa tibetana e uma marmota. Os juízes descreveram como “Um quadro poderoso de humor e horror”. O presidente Roz Kidman Cox, diz que “Fotograficamente, é simplesmente o momento perfeito. A itensidade expressiva das posturas o deixa paralisado, e o fio de energia entre as patas levantadas parece manter os protagonistas em perfeito equilíbrio. As imagens do platô Qinghai-Tibet são raras o suficiente, mas capturar uma interação tão poderosa entre uma raposa tibetana e uma marmota – duas espécies essenciais para a ecologia dessa região de pastagens altas – é extraordinária. ”

Foto: Cruz Erdmann
Foto: Daniel Kronauer

O concurso é desenvolvido e produzido pelo Museu de História Natural de Londres. As fotografias vencedoras estarão em exibição do dia 18 de outubro de 2019 a 31 de maio de 2020, além de 98 outras fotos espetaculares. O diretor do Museu de História Natural Sir Michael Dixon também comentou sobre a fotografia vencedora. “Essa imagem atraente captura o desafio final da natureza – sua batalha pela sobrevivência. A área em que foi tomada, muitas vezes referida como o ‘terceiro pólo’, devido às enormes reservas de água mantidas por seus campos de gelo, está ameaçada por elevações dramáticas da temperatura, como as vistas no Ártico. Numa época em que habitats preciosos enfrentam crescentes pressões climáticas, ver esses momentos fugazes, porém fascinantes, nos lembra o que precisamos proteger. ”

Foto: David Doubilet
Foto: Jérémie Villet
Foto: Riccardo Marchegiani 
Foto: Shangzhen Fan
Foto: Stefan Christmann
Foto: Zorica Kovacevic

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário