Fotografia de animais

As últimas fotos de uma elefante anciã

congresso de fotografia

A elefante conhecida como F_MU1 percorreu por Tsavo, no Quênia, por mais de 60 anos. Era uma das últimas “super tuskers”, por causa de suas longas presas. Para o fotógrafo Will Burrard-Lucas ela pode ser considerada a rainha dos elefantes. As fotografias de Burrard mostram que F_MU1 era uma anciã que caminhava majestosamente pelas terras de Tsavo.

Lucas teve o apoio da Tsavo Trust e Kenya Wildlife Service, a parceria iniciou em 2017 e duraria dois anos, o projeto foi finalizado no livro “Terra de Gigantes”. Com o apoio da Tsavo Trust o fotógrafo conseguiu localizar a elefante conhecida pelo código F_MU1. As presas da elefante são enormes e chegam a arrastar no chão, por isso a sorte em estar viva, o marfim é um grande atrativo dos caçadores.

O fotógrafo conta que uma das vezes quando encontrou F_MU1 com a equipe, passaram uma manhã inteira fotografando, a elefante os levou a uma poço de água onde Lucas pode captar algumas lindas imagens. “Seu temperamento era gentil e calmo. Às vezes ela chegava tão perto de mim que eu poderia tocá-la” conta o fotógrafo.

As fotos foram captadas com uma BeetleCam que Lucas algumas vezes posicionava no meio de vários elefantes, já houve alguns confrontos, mas a câmera saiu ilesa. Os elefantes não chegavam a pisar na câmera.

F_MU1 faleceu de causas naturais, o fotógrafo acredita que a grande seca influenciou no acontecimento. “Havia pouco para os elefantes comerem, exceto os galhos das acácias espinhosas. Certa tarde, vimos quando o F_MU1 abaixou um grande galho e passou a próxima hora comendo o último pedaço.”

Hoje restam menos de 30 “super tuskers” na África, o marfim das presas atraem caçadores. Satao II, com 50 anos, foi morto na fronteira do Parque Nacional de Tsavo, há dois anos. “Se eu não tivesse olhado para ela com meus próprios olhos, eu poderia não acreditar que tal elefante pudesse existir em nosso mundo” conta o fotógrafo. Para os fotógrafos de vida selvagem encontrar um assunto como a F_MU1 pode ser raro.

Fonte: PetaPixel

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!