Tendência

Fotografia de alimentos: 7 dicas para fotos perfeitas

Bem, se você chegou neste artigo é por que já tentou fazer fotos de alimentos e descobriu que não é tão fácil quanto imaginava. Porém, precisamos de fotos de alimentos apetitosas para divulgar nossos produtos em redes sociais, colocar em cardápios ou em materiais de divulgação e sites. Você sabia, por exemplo, que fotos onde há chantilly, que derrete muito rápido e dificulta a sessão de fotos, usamos creme de barbear para dar o mesmo efeito e facilitar nosso trabalho? Essa e outras 7 dicas estão neste guia de fotografia de alimentos para você fazer fotos de dar água na boca.

1. Use luz natural na fotografia de alimentos

Existe uma regra muito simples quando se trata de iluminação para fotografia de alimentos. Não use flash! O flash cria sombras nítidas e faz com que toda a imagem pareça plana. E para criar um efeito bem natural com a luz artificial é algo bem mais completo e exige bastante experiência. O uso de luz natural dá aos alimentos e objetos uma aparência mais atraente e suave. Porém, você deve evitar fotografar sob a luz direta do sol. Em vez disso, recomendamos fotografar perto de uma janela que tenha uma cortina branca ou transparente para suavizar a luz forte do sol.

Foto: Pexels

2. Qual lente usar na fotografia de alimentos?

Para fotografar alimentos é fundamental uma lente de qualidade e com bastante nitidez. Por isso, uma lente super barata e que tem excelentes resultados para fotografar comida é a lente 50mm 1.8. Com essa lente, que é bem clara e capta bastante luz, qualquer “bafinho” de uma luz de janela, por exemplo, será suficiente para iluminar bem os alimentos. Além disso, é uma lente que vai captar como muita nitidez todos detalhes dos alimentos, o que é super importante para esse tipo de fotografia.

fotografia de alimentos

3. Defina o seu ângulo

A maioria das fotos de alimentos que vemos são feitas de cima para baixo. Sim, isso é um bom ângulo para a fotografia de alimentos, mas essa não é a sua única opção, principalmente, quando você fotografa bebidas e alimentos com formato vertical. Por isso, tente também fotografar de lado esses alimentos. Ou melhor ainda, faça uma foto de cima, uma de lado e uma com um ângulo intermediário (a visão igual a que você vê um prato quando está sentado a mesa). Com a foto feita nesses três ângulos você terá ótimas opções para escolher a melhor. Veja alguns exemplos desses ângulos abaixo e, se quiser, saber mais sobre ângulos na fotografia acesse esse link:

fotografia de alimentos
O ângulo lateral também é uma ótima opção
O ângulo clássico de cima para baixo na fotografia de alimentos
dicas fotografia de alimentos
Ângulo intermediário parecido com o que vemos quando sentamos à mesa

4. Use alimentos frescos

Na fotografia de alimentos, o objetivo da imagem é fazer com que o espectador fique com água na boca. Por isso, você precisa selecionar alimentos frescos, sem manchas, amassados e com o formato mais normal possível.

5. Tome cuidado com a limpeza dos talheres, pratos e vidros

Essa é uma dica que parece simples demais, mas muitas pessoas que fotografam alimentos esquecem dessa regra básica de limpar talheres, pratos ou vidros. Use uma flanela ou um pequeno pano macio para remover marcas de dedo, pó e pequenos riscos e arranhões que possam existir nos alimentos ou objetos. Se você notar isso só depois das fotos prontas ou vai precisar refazer as fotos ou passar horas na frente do computador fazendo a edição das fotos.

como fotografar de alimentos

6. Defina o fundo e decore ao redor da comida

Crie uma história! Adicionar adereços à sua cena ajuda a atrair o público para a imagem com uma narrativa. Toalhas de mesa, tampos de mármore ou mesas de madeira de demolição são todos bons fundos para definir. Temperos, guarnições e frutas ou vegetais adicionais em torno da natureza-morta primária também são ótimas decorações. Flores ou folhas, dependendo da estação, são outro toque delicado. Se você for ousado, também pode experimentar talheres e livros.

fotografia de alimentos

7. Truques incríveis para realçar a aparência na fotografia de alimentos

Às vezes não conseguimos com o alimento original uma foto apetitosa. Por isso, precisamos usar alguns truques para melhorar o brilho, a textura e a aparência dos alimentos e bebidas:

  • Chantilly geralmente derrete durante a sessão de fotos. Por isso, você pode substituí-lo fielmente pelo creme de barbear que o resultado ficará perfeito.
  • Para criar o efeito de vapor em pratos quentes, pegue bolinhas de algodão encharque-as com água e as aqueça no micro-ondas. Depois, posicione-as atrás do prato ou alimento para soltar o vapor e simular perfeitamente que o produto está quente.
  • As carnes muitas vezes não ficam com aquele brilho de suculência. Aqui o truque é pincelar um pouco de óleo vegetal para criar brilhos mais intensos.
  • Compre cubos de gelo de plástico para fazer fotos de bebidas ao invés de usar gelo de verdade que derrete rapidamente.
  • Quando for fotografar frutas, elas devem ser brilhantes, mas o aspecto nem sempre é assim. Um truque super simples é usar um desodorante tipo spray para trazer brilhos incríveis em frutos como morangos, uvas e maçãs.
  • Se precisar de espuma para fotos de café, cerveja e leite, o truque é adicionar um pouco de detergente de cozinha que usamos para lavar louça. Assim, você consegue criar uma espuma com aspecto natural e as bebidas ficam mais atraentes.

Artigos relacionados