Fotografia contemporânea

Calendário Pirelli trocará modelos por mulheres inspiradoras

A fotógrafa Annie Leibovitz
congresso de fotografia

O tradicional calendário da fabricante de pneus Pirelli terá uma mudança inédita em 2016. Ao invés de trazer as tradicionais fotos de modelos sensuais, serão fotografadas mulheres importantes para a história atual, que tenham trajetórias ou ações fortes e de impacto.

A fotógrafa Annie Leibovitz
A fotógrafa Annie Leibovitz

A fotógrafa americana Annie Leibovitz, que pode ser considerada ela mesma uma mulher inspiradora na atualidade, será responsável pelas fotografias. Ela considerou a decisão da Pirelli uma grande mudança. “Esse calendário é completamente diferente. É uma grande mudança. A ideia não era ter nenhuma pretensão com essas fotos e ir logo direto ao ponto”, disse.

A cantora americana e lenda do punk rock Patti Smith | Foto: Taylor Hill/Getty Images
A cantora americana e lenda do punk rock Patti Smith | Foto: Taylor Hill/Getty Images

Leibovitz resolveu fotografas as participantes do calendário em estúdio. “Eu queria fazer uma série clássica de retratos. Eu achava que as mulheres deveriam parecer fortes, mas naturais. E decidi fazer isso de uma forma bem simples fotografando todas elas no estúdio”

A tenista Serena Williams | Foto: Divulgação
A tenista Serena Williams | Foto: Divulgação

A ideia da empresa é trazer “mulheres inspiradoras” para estampar o calendário – como a tenista multicampeã Serena Williams e a cantora punk feminista Patti Smith. A nova edição trará também mulheres como a artista japonesa e viúva de John Lennon, Yoko Ono, a autora americana Fran Lebowitz, a comediante Amy Schumer, a escritora e atriz Tavi Gevinson, a diretora Ava DuVernay, a filantropa Agnes Gund, a produtora de cinema Kathleen Kennedy, a empresária Mellody Hobson, a artista visual iraniana Shirin Neshat, a atriz chinesa Yao Chen, a modelo russa Natalia Vodianova.

A artista plástica Yoko Ono
A artista plástica Yoko Ono

FONTE: BBC

banner_fineart

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!