Fotografia com celular

Samsung anuncia sensor de 20 megapixels para câmeras de smartphones

congresso de fotografia

A tecnologia de câmeras para smartphones está se movendo mais rápido do que nunca e, nos últimos tempos, vimos dois novos desenvolvimentos em uma variedade de dispositivos de gama média e alta qualidade. Mais e mais câmeras traseiras vêm com módulos secundários com comprimentos focais mais longos, geralmente um fator de zoom de 2x ou 3x quando comparado com o principal atirador. Na frente, as últimas tendências são as câmeras “hole punch”, que estão praticamente escondidas embaixo da tela e apenas espreitam através de um pequeno orifício.

Ambas as tendências exigem pequenos sensores para permitir que projetistas e engenheiros mantenham os finos formatos dos atuais dispositivos premium. A Samsung lançou o seu novo sensor ISOCELL Slim 3T2 20MP 1/3.4″ que vem com um pixel pitch de 0.8μm e é o menor sensor de 20 megapixel da Samsung, tornando-o ideal para tais aplicações.

“O ISOCELL Slim 3T2 é nosso menor e mais versátil sensor de imagem de 20MP que ajuda os fabricantes de dispositivos móveis a agregar valor diferenciado ao consumidor, não apenas no desempenho da câmera, mas também em recursos, incluindo design de hardware”, disse Jinhyun Kwon, vice-presidente de marketing da Samsung.

Além das pequenas dimensões que o novo sensor oferece, quando usado em câmeras de frente, a tecnologia Tetracell da Samsung, que mescla quatro pixels para funcionar como um para exposições mais claras e menos ruído em condições de pouca luz. A Samsung afirma que o Tetracell aumenta a sensibilidade à luz do array de filtros de cor ao de um sensor de imagem de 1,6 μm na resolução de 5 megapixel.

Para aplicações em câmeras traseiras, por exemplo, em um tele-módulo, o sensor usa uma matriz de filtro de cores RGB em vez de Tetracell. A Samsung diz que as pequenas dimensões do sensor reduzem a altura do módulo de tele-câmera em cerca de sete por cento, quando comparadas com os atuais leitores de 20 megapixel de 1/3 de polegada da empresa. Comparado com o sensor de 13 megapixel existente com a mesma altura do módulo, o 3T2 oferece, graças à maior contagem de pixels, melhor desempenho quando o zoom digital é lançado na mistura.

O Samsung ISOCELL Slim 3T2 deverá estar em produção em massa no primeiro trimestre deste ano.

Fonte: DPReview

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!