Fotografia com celular fotografia mobile Mobile

Qual a melhor câmera de celular do mundo? Site faz teste e resultado é surpreendente

Segundo testes do site DxOMark, especializado em fotografia, os celulares da Huawei e da Xiaomi, duas gigantes chinesas, possuem as melhores câmeras de celular/smartphone do mundo deixando para trás marcas mais conhecidas como Samsung e Apple.

O Huawei Mate 30 Pro e Xiaomi Mi Note 10 empatam na primeira posição do ranking geral com 121 pontos. Em segundo lugar, com 117 pontos, ficaram o iPhone 11 Pro Max e o Galaxy Note 10 Plus 5G. Já a terceira posição foi ocupado pelo Galaxy S10 5G, com 116 pontos.

DxOMark é um site conceituado por fazer análises das lentes fotográficas dos smartphones e seus testes possuem peso no mercado mobile. O resultado compreende as categorias Mais Polivalente, Gravação de vídeo, Zoom, Abertura Focal, Foto Noturna e Melhor Câmera Selfie.

Huawei Mate 30 Pro, Xiaomi Mi Note 10, iPhone 11 Pro Max e Galaxy Note 10 Plus 5G

Mais Polivalente

Visando premiar a câmera que apresentava o melhor desempenho nos mais diversos cenários, o DxOMark concedeu o primeiro lugar ao Huawei Mate 30 Pro e ao Xiaomi Mi CC9 Pro, mas ainda assim sinalizou algumas distinções entre eles.

O empate ocorreu devido à liderança dos smartphones em categorias diferentes. O Huawei foi o melhor no gerenciamento de ruído de imagem e outros artefatos, enquanto o Xiaomi superou o concorrente no quesito de zoom e no quesito de gravação de vídeo.

Zoom

Esta foi outra categoria em que o Mi Note 10 ocupou o primeiro lugar. Na opinião dos especialistas, a Xiaomi “esmagou a concorrência” com suas duas lentes de zoom 2x e 3.7x, as quais captaram com riqueza de detalhes e excelente definição as imagens ampliadas no telefone.

Embora ela tenha sido vencedora neste aspecto, o DxOMark deixou claro que o Huawei P30 Pro também foi bem nos testes e que não está muito longe da concorrente.

Abertura focal

A Samsung lidera esta categoria com o Galaxy Note 10 Plus 5G por oferecer o maior campo de visão e menores ruídos e distorções tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Como alternativa, o site indicou o iPhone 11 Pro Max, que teve bons resultados ao capturar texturas e detalhes, mas não superou o Galaxy porque possui campo de visão mais estreito e com mais ruído.

Foto noturna

O Mate 30 Pro obteve o melhor resultado ao capturar fotos em ambientes com pouca luz, seguido pelo P30 Pro. Este último apresentou mais ruído à noite que o outro, por isso ficou em segundo lugar.

Huawei Mate 30 Pro

Melhor câmera de selfie

O Galaxy Note 10 Plus 5G mais uma vez assume a primeira posição por conter a melhor câmera de selfie não apenas para fotos como também para gravação de vídeo. Isso aconteceu porque o smartphone teve excelentes resultados com imagens bem definidas nas diferentes subcategorias: Melhor Câmera Selfie para Viagens, Fotos em Grupo e Fotos em Close.

Elas se diferenciam pelo objeto analisado. A primeira observa o detalhamento do cenário, enquanto a segunda trata da qualidade dos rostos mais distantes da câmera e o terceiro se foca na definição de um pequeno detalhe ao ser ampliado.

Gravação de vídeo

Apesar de dividir o segundo lugar do ranking geral com o Galaxy Note 10 Plus 5G, a Apple conquistou a primeira posição por possuir a melhor gravação de vídeo. Segundo o site, o iPhone 11 Pro Max também representa o melhor aparelho polivalente dentre os telefones da Apple.