Social: pré-wedding “hollywoodiano”

O encontro na estação. Fabiano procurou imprimir um sentimento de ansiedade, usando a 50mm 1.4 para destacar individualmente os personagens da sua “trama”

Já ocorreu a você fotografar uma sessão de noivos como se fosse uma novela de época? A Fabiano Silva, já. Paulista criado em Campo Grande (MS), 37 anos, o fotógrafo mora em Miami há quase quinze anos. Em setembro, ele e a equipe produziram um ensaio num estilo que poderíamos chamar “hollywoodiano”. O noivo era militar e havia servido na Itália. Somando isso ao gosto do casal por filmes clássicos e coisas antigas do Exército, Fabiano teve material suficiente para bolar uma sessão bem original.

Essa não foi a primeira vez, porém, que o brasileiro realizou um ensaio assim. “Já fizemos várias sessões dessa forma”, confirma Fabiano, dizendo que já fotografou noivos em companhias do corpo de bombeiros, campos de futebol americano, praias e em haras. “Também já fizemos [sessões] tipo cartão-postal de registro de viagens por cidades como Miami, Nova York e Boca Raton [na Flórida]”, acrescenta.

Para o pré-wedding do casal Bárbara e Richard, a equipe escolheu um museu de trens de Miami, o Gold Coast Railroad Museum. O figurino foi providenciado pelos próprios noivos, que sabiam onde encontrar as peças devido ao seu interesse por artigos de época. O exército norte-americano também colaborou, emprestando uma farda.

A 50 milímetros também serviu para dar destaque aos detalhes
Aqui, o fotógrafo usou um flash posicionado atrás e à direita dos noivos, direcionado para o trem, a fim de dar destaque à locomotiva

“O figurino e a escolha correta do cenário para formar a história ficam uma recordação muitas vezes maior do que a do próprio casamento”, arrisca Fabiano, atribuindo essa primazia ao efeito que as imagens causa entre parentes e amigos do casal. Geralmente, de surpresa. Aliás, como qualquer outro ensaio de casais, o “hollywoodiano” não precisa de um casamento marcado para acontecer. Também pode ser feito depois da boda, aproveitando o local escolhido para a lua-de-mel, conforme sugere o fotógrafo.

Após o cenário ter sido escolhido e o figurino estar em cima, Fabiano tratou de bancar o “roteirista” da trama, elaborando um script no qual o casal encenaria a despedida do soldado na estação e o retorno feliz no pós-guerra. Ao longo das imagens, o paulista desenvolveu sua história com a ajuda de duas câmeras Nikon D3s e lentes variadas: 70-200 f/2.8, 24-70 f/2.8, 50 f/1.4 e 14-24 f/2.8. Fecharam o kit dois flashes SB900 e lâmpadas de LED. “Sou o que chamam de ‘caramujo da fotografia’: quando saio, gosto sempre de carregar bastante material e estar sempre preparado para qualquer adversidade do tempo, de iluminação e distância”, diz Fabiano, julgando estar até um pouco “leve” nessa sessão.

O resultado do trabalho ficou excelente, nas palavras da noiva: “Estamos muito felizes com as fotos e com o estilo editorial que ficou. As fotos realmente parecem contar a nossa história, foi além do que eu esperava. Cada vez que olho as fotos ou que alguém comenta, me faz sentir como se eu fosse a artista da minha própria história”, elogiou Bárbara. Para Fabiano, obter esse nível de satisfação é possível na medida em que o profissional conhece seu bem o seu cliente, de modo que o trabalho que se proponha fazer resulte nas expectativas do casal. “Não saia de casa com uma foto formada, não tente imitar o que fizeram, procure produzir algo novo, algo que vá servir de inspiração para futuros clientes”, aconselha.

Fabiano usou a lente 70-200mm e luz natural para encenar a despedida
Rumo à guerra. O fotógrafo diminuiu a saturação da imagem para manter o vermelho da cruz no outro vagão e luz de janela para acentuar a expressão. A lente usada foi a 70-200

Há um grande arco de possibilidades para o ensaio “hollywoodiano”, acredita Fabiano. Tudo dependerá das ambições dos clientes e da criatividade do fotógrafo. “Se eles quiserem se sentir como romanos, vá a Roma, se puder. Se não puder, procure um museu, ou até mesmo um arquiteto, que será capaz de mostrar lugares incríveis em sua cidade. Faça sempre pesquisas, tenha assistentes capacitados e use a criatividade”, recomenda.

A alegria do reencontro...

 

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Conheço varios trabalhos do fotografo Fabiano Silva, e posso afirmar que ele realmente é um exelente profissional, possui capacitacao, equipamento de primeira e gosta muito do que faz.