Casamento Colunistas Ensaios de noivos Fabiana Maruno

Pré-wedding em Paris: o contato com o cliente

Foto: Fabiana Maruno
Livro de fotografia

Foto: Fabiana Maruno

Primeiro, gostaria de me apresentar: meu nome é Fabiana Maruno, sou fotógrafa e moro em Paris. Eu trabalho todos os dias fazendo externas e sei das dificuldades de se fazer isso: chuva, vento, neblina, falta de luz, aqui na Europa os meses de inverno sem fim, frio, calor, mas vou falar de tudo isso em outros artigos.

Para começar vou abordar um assunto que, para mim, é um dos mais importantes aspectos da fotografia em externas: o contato com o cliente.

Seja muito transparente com seu cliente. Eu faço muito contato por e-mail, o que quer dizer que a maioria dos meus clientes nem escuta a minha voz antes de fazermos a primeira sessão. Eles desembarcam em um país estranho esperando que a fotógrafa esteja lá, no dia e na hora marcados, tendo pago já uma parte da sessão.

Elabore um material objetivo descrevendo exatamente o que você faz, em quanto tempo de sessão, forma de pagamento, prazo de entrega e, em caso de desistência de uma das partes, o que acontecerá. E o mais importante: cumpra sempre tudo o que você escreveu.

No dia das fotos, seja pontual.

Vencendo a resistênciaNo meu caso, os clientes ficam quatro dias em média em Paris e, comigo, de três a quatro horas. Isso corresponde a uma manhã ou tarde dos seus dias preciosos de férias. O que acontece na maioria das vezes é que uma das partes não está tão animada assim com as fotos e aí começa o seu desafio.

Normalmente é o marido, namorado, noivo ou pai, e isso é tão comum que encaro hoje em dia como regra: é raro ver um noivo animado com um pré-wedding em Paris.

Essa resistência é natural – nem todo mundo ama fotografia ou ser fotografado. Então, nunca encare isso como algo pessoal, mas gostar do momento, da sessão fotográfica, é tão importante quanto a técnica e o resultado das fotos.

Foto: Fabiana Maruno

Foto: Fabiana Maruno

Normalmente, se tem alguém no grupo, família ou casal, que não quer fazer as fotos, essa pessoa dá sinais evidentes nos primeiros minutos. Algumas vezes diz abertamente que não gostaria de fazer as fotos, ou então pergunta coisas como: “Quanto tempo demora a sessão mesmo?”, ou ainda: “Pode tirar mais fotos dela [ou deles]. Eu não gosto muito de tirar fotos”, e por aí vai.

Mas não vá pelo caminho fácil de seguir a sessão ignorando essa pessoa, pois ela é, sim, parte importante e você pode e deve mostrar a ela como é legal ser fotografado.

Lembre-se: você é responsável por criar todo o universo ao redor das fotos. Especialmente em externa, pois, diferente de um casamento, batizado ou aniversário, ali é você quem faz as coisas acontecerem. Isso que dizer que é você quem deve dizer aonde ir, como ir, como se posicionar e o que fazer, e tudo isso de uma forma descontraída.

Foto: Fabiana Maruno

Responda todas as questões do seu cliente. Ele vai perguntar sobre você. E pergunte também, de uma forma discreta. Esse contato também ajuda tornar mais natural o momento da sessão.

Seja objetivo – Saiba exatamente quais são os locais ideais para as fotos, como são as poses, e calcule o tempo em cada ponto para não extrapolar o seu tempo de fotos – uma externa longa e cansativa não agrada a ninguém. Se você perceber que as pessoas não estão à vontade no local ou posição escolhidos, tenha sempre uma segunda opção.

Assim, seguindo esses pequenos conselhos, você chegará com certeza em um bom resultado ao final da sua sessão.


 

FABIANA MARUNO cursou três anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia. Formada em administração pela UFPR, ela conseguiu unir duas grandes paixões: fotografia e Paris. Atualmente, ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente exclusiva do Photo Channel em Paris. No dia a dia eterniza em fotos momentos mágicos vividos cidade luz.

Sobre o autor

Fabiana Maruno

FABIANA MARUNO cursou 3 anos de publicidade e propaganda na PUC-PR, onde teve seu primeiro contato com a fotografia, e é formada em administração pela UFPR. Atualmente ela é fotógrafa do Conexão Paris e correspondente do Photo Channel. Apaixonada por Paris, transformou essa paixão em fotografia e, através dela, eterniza os momentos mágicos vividos nessa cidade incrível.

9 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Como cliente da Fabiana Maruno posso dizer que foi 1000%. Realmente sabe o que está fazendo e faz com prazer. Muito profissional, mas torna a sessão de fotos uma diversão. Sem dúvida tem excelentes dicas pra dar. Sucesso!

  • Conheço o trabalho de Fabiana de uns três anos pra cá e somente pela internet, Facebook e seu site, já sabemos que ela é uma profissional de extrema competência no que faz e todas as dicas que ela apresenta aqui são sem dúvidas perfeitas para os apreciadores da fotografia.
    Parabéns Fabiana.

  • Fabiana,
    sucesso para essa nova etapa, somente pessoas generosas como você compartilham com tanta alegria o que sabem.
    Como cliente também afirmo, ela é 10 !!!

  • Olá,
    Tudo o que a Fabiana escreveu sobre o profissionalismo, pontualidade, transparência é verdade. Digo pois fui fotografado por ela e a experiência foi ótima, eu e minha esposa ficamos muito felizes e nos sentimos muito acolhidos naquele que foi um dos grandes momentos do passeio em Paris (certamente o mais bem registrado!).

  • Exímia profissional! Eu e minha família tivemos o prazer em sermos fotografados pela Fabiana Maruno em março deste ano. Ela soube de forma sublime registrar aqueles momentos inesquecíveis.
    Parabéns e muito sucesso!!!!

  • Fabiana é super profissional. Suas fotos são incríveis… Ela fotografou nossa lua de mel em Paris… Passamos uma tarde maravilhosa com essa pessoa incrível. Foi inesquecível!!! Super recomendo!!! Quem for à Paris não pode deixar de entrar em contato com Fabiana Maruno.

  • Que saudade do dia das fotos…a Fabiana foi super pontual e simpática, e meu marido que estava colocando mil dificuldades para a sessão acabou relaxando e curtindo…resultado, as fotos ficaram lindas! Parabéns Fabiana!! Um beijão!

  • Só temos que agradecer a Fabiana pelo belo trabalho,carinho e paciência!Sentimos saudades!!!
    Parabéns pelo excelente trabalho!!!