Danilo Russo Técnica

Fotografia básica: o obturador

Foto: Matheus Hautrive
Imagem obtida a f/14 proporcionou um efeito borrado (foto: Matheus Hautrive)

Imagine que você queira fazer fotos de carros em movimento, crianças chutando uma bola, um casal dançando. As possibilidades de efeitos para essas imagens são interessantes: suas fotos podem sair borradas ou com o movimento congelado. Mas, como controlar esses resultados?

Existe, nas câmeras, um mecanismo o qual chamamos de obturador. Quando o obturador abre, ele permite que a luz chegue até o sensor. Ou seja, é ele que irá controlar o tempo pelo qual o dispositivo ficará recebendo os raios luminosos.

Como podemos ver no vídeo, o obturador, no caso das câmeras DSLR (digital single-lens reflex), é como uma cortininha. Quando clicamos, ele se abre por determinado tempo e depois fecha. Também observamos no vídeo que na frente do obturador existe um jogo de espelhos, para que a imagem que chega até os nossos olhos seja a mesma que chega até o sensor.

Quando o obturador ficar aberto por um longo tempo, ou seja, a uma baixa velocidade, mais tempo ficará recebendo os raios luminosos e gravando a cena. A foto terá o efeito tremido, borrado. Se estiver a uma alta velocidade, mais rápido o obturador vai abrir e fechar, captando instantaneamente a cena – ou seja, irá congelar o movimento.

Baixas velocidades: 1/30s, 1/15s, 1/8s, 1/4s, 1/2s, 1s

Foto: Matheus Hautrive
Imagem obtida a f/14 proporcionou um efeito borrado (foto: Matheus Hautrive)

Altas velocidades: 1/8000s, 1/4000s, 1/2000s, 1/1000s, 1/500s, 1/250s, 1/125s, 1/60s

Foto: Felipe Feijó
O obturador em f/25 foi suficiente para congelar a cena (foto: Felipe Feijó, produção: Ângela Farias, Fernanda Motta e Ninon de Andrade)

Os efeitos borrado e congelado dependem, além do tempo do obturador, da velocidade do movimento do objeto. Imagine, como exemplo, um atleta durante um pulo. Se a velocidade for abaixo de 1/250, provavelmente o movimento será borrado. Já uma pessoa andando, ou seja, num movimento mais lento do que o da pessoa pulando, podemos congelar a 1/60.

Agora pegue sua câmera e tente trabalhar a configuração do obturador, com movimentos congelados e borrados. Continue treinando com o simulador.

Na próxima semana vamos falar sobre o diafragma. Ele também controla a quantidade de luz que chega ao sensor, mas de outra forma.  Até lá!

Sobre o autor

Cynthia Badlhuk

Cynthia Badlhuk

Estudante de Jornalismo, apaixonada por música, fotografia e literatura contemporânea. Escreve também para o site www.livrosdefotografia.com.br. Contato: cynthia@iphotoeditora.com.br

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário