Autoral

Os autorretratos fashion da fotógrafa latina transsexual Martine Gutierrez

Foto: Martine Gutierrez
congresso de fotografia

Em tempos de resistência o trabalho de Martine Gutierrez não poderia deixar de ser lembrado. Uma mulher latinoamericana transsexual de descendência indígena autora e modelo de suas próprias fotografias que vem ganhando espaço no meio artístico. Seu último trabalho uma revista de moda com 146 páginas que ela mesma produziu e publicou está em exposição na Ryan Lee Gallery, em Nova York.

Foto: Martine Gutierrez

O projeto intitulado Indigenous Woman tem descrito na “Carta da Editora” seu objetivo como celebrar a “herança maia, a navegação pelas raízes indígenas contemporâneas e uma autoimagem sempre em evolução.” A questão de identidade é tema forte no trabalho e na vida de Gutierrez, seu projeto vem com a força do questionamento dessa formação, mas sem pressão para obter respostas.

Foto: Martine Gutierrez

Seu processo de criação e desenvolvimento mostra a exploração de temas como gênero, classe e sexualidade. A artista faz uso de bonecas infláveis, fotografia, fantasias e autorretratos para questionar, construir e desconstruir padrões e construções sociais. O projeto Indigenous Woman é carregado de matérias e propagandas de produtos falsos, que ainda nos trazem uma crítica ao consumismo.

Foto: Martine Gutierrez
Foto: Martine Gutierrez
Foto: Martine Gutierrez

Fonte: Vice

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!