Ensaio reúne modelos e tubarões-baleia

Uma parceria entre fotógrafos de especialidades distintas em prol da conscientização teve como resultado um ensaio espetacular. O fotógrafo subaquático Shawn Heinrichs, 41 anos de idade, e o fotógrafo de moda Kristian Schmidt, de 35 – que também captura imagens de vida selvagem –, desenvolveram em novembro passado um ensaio fotográfico no qual modelos posaram debaixo d’água. Entre tubarões-baleia.

“Nosso desafio foi transformar modelos em sereias e criar imagens hipnotizantes, que capturassem a conexão única que existe entre humanos e os maiores peixes do oceano”, afirmou Shawn, que conheceu Kristian durante uma viagem de mergulho entre esses gigantes dos mares, que podem medir vinte metros e pesar treze toneladas.

O trabalho envolveu as modelos Roberta Mancino e Hannah Fraser, ambas habituadas a participar de produções subaquáticas, o stylist Fazli Krasniqi e o psicólogo e artista Taro Smith. Planejada durante quatro meses, as sessões ocorreram nas Filipinas, onde a população local vem substituindo a matança ilegal pelo turismo focado no mergulho junto desses animais. Porém, a espécie ainda é bastante ameaçada – caçadores retiram sua barbatana dorsal para vender em mercados chineses. O objetivo dos fotógrafos é que o ensaio possa despertar a atenção da opinião pública para essa ameaça.

Artigos relacionados