Fotógrafo realiza sonhos de garoto com paralisia

“Piés para qué los quiero si tengo alas pa’ volar”. A frase de Frida Kahlo bem poderia ter sido dita pelo menino Luka, que, com a ajuda do fotógrafo esloveno Matej Peljhan, superou uma barreira que parecia intransponível.

O garoto tem doze anos de idade e convive com uma distrofia muscular, que praticamente o impede de se mexer, salvo por leves movimentos dos dedos que o permitem desenhar. O que a doença não limita é a sua imaginação, e foi a partir do desejo do rapaz de se ver numa foto, fazendo alguma travessura normal de criança, que Matej idealizou o ensaio The Little Prince (O Pequeno Príncipe).

A questão foi: como fazer com que Luka vivenciasse, nas fotos, as situações que desejava protagonizar? Conforme Matej explicou ao The Huffington Post, usar Photoshop estava fora de questão. Foi quando teve a ideia de aplicar uma pequena mudança de perspectiva.

O fotógrafo posicionou Luka no chão, sobre um cenário simples, e o fotografou de cima, simulando as tão desejadas brincadeiras. E assim, por um mágico momento, o garoto deixou sua cadeira de rodas para, simplesmente, brincar.

“Ele tem consciência de seu destino, mas nem por isso desiste. Ele não quer que os outros tenham pena dele, quer ser positivo e se concentrar nas coisas que ele ainda consegue fazer”, explicou Matej.

Artigos relacionados

Um Comentário