Diga-me com o que brincas…

Toy Stories é o nome de um ensaio desenvolvido pelo fotógrafo italiano Gabriele Galimberti. A ideia por trás da série é bastante simples: Gabriele viajou pelo mundo capturando imagens de crianças rodeadas por seus brinquedos favoritos.

Porém, o projeto, que segundo o fotógrafo nasceu por acaso (uma amiga pediu que ele fotografasse sua filha. Galimberti gostou do resultado e resolveu aplicar o conceito durante a viagem que faria), oferece algumas pistas a respeito das diferenças culturais e contrastes sociais vividos por crianças de diferentes países, num enfoque que tem algo de documental e antropológico – além da questão estética, pois as fotos são muito bem executadas.

Apesar desses aspectos, as imagens mantiveram certo frescor e leveza típicos da infância, sem a aridez que um trabalho que contrapõe riqueza e pobreza poderia sugerir. O interessante é que Galimberti pôde observar um traço característico nas crianças que fotografou: as mais humildes demonstravam mais disposição em partilhar seus poucos brinquedos que as mais abastadas. Também constatou que os brinquedos refletem de certo modo o meio em que os pequenos vivem. Exemplo disso é a imagem do menino ucraniano cercado por suas armas de mentirinha.

 

Artigos relacionados