Fotografia Analógica

Vídeo 360º mostra fotógrafo trabalhando com processo fotográfico de 1800

A fotografia com placa úmida é uma das técnicas fotográficas mais tradicionais e oferece uma experiência completamente diferente, porém fascinante. Em artigo para o site Phoblographer, o fotógrafo de retrato e casamento Markus Hofstaetter compartilhou outro olhar interessante em seu processo com placa úmida de grande formato. O vídeo começa com o espectador dentro da câmera!

Markus adotou o processo de placa úmida como resultado de seu interesse pela fotografia analógica. Ele começou fazendo ferrótipos e ambrótipos de grande formato 4×5 utilizando uma câmera Linhof Master Technika. Posteriormente, passou para o formato 11×14 depois de se deparar com uma Reisekamera de madeira, que pode ser dobrada e transportada como uma mala.

Em um vídeo 360º comentado, Markus apresenta um passo a passo do seu trabalho com placa úmida de formato ultra grande. O que também é interessante sobre esse vídeo é que nos permite dar uma olhada em torno do seu estúdio na República Checa durante o dia. Assista abaixo:

Markus nos leva ao seu estúdio na Áustria e conta como é viajar e fotografar com uma dessas enormes câmeras de placa úmida pela República Tcheca. Ele então nos leva para um ensaio no histórico estúdio do Museum Fotoatelier Seidel, de 1882. A fotografia em chapa molhada envolve um processo químico meticuloso que produz um resultado único, que os fotógrafos hoje continuam a achar fascinante.

“Todo o processo força você a desacelerar (como uma desaceleração natural) e a se tornar um maníaco por controle de alguma forma”, conta Markus. “Você deve planejar tudo com antecedência para poder dominar esse processo”

Embora estejamos em plena era digital, não é incomum encontrarmos adeptos da fotografia de base química em grande formado. Em outro artigo interessante, é possível ver como o talentoso artesão norueguês Dieter Schneider constrói uma câmera de grande formato a partir do zero.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Palavras-chave
Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!