Tendência

Fotografia analógica: Fuji descontinua mais 3 filmes

Os fotógrafos apaixonados pela fotografia analógica estão cada vez com menos opções de filmes. Agora, a Fujifilm anunciou que descontinuará mais alguns filmes clássicos da marca japonesa. Os eliminados desta vez são filme negativo colorido Fujicolor 160NS Professional no formato 120 e o filme Fujichrome Velvia 50 Sheet em formatos grandes de 4×5″ e 8×10″.

A descontinuação do filme Fujicolor 160NS Professional 120 é o prego final no caixão do filme Fujicolor Pro. A família de filmes negativos coloridos profissionais foi originalmente introduzida em 2004 para fotógrafos de casamento, retrato, moda e comerciais, e a linha incluía Pro 160S (mais tarde renomeado Pro 160NS), Pro 160C, Pro 400H e Pro 800Z.

Fotografia analógica: Fuji descontinua mais 3 filmes

O Fujicolor Pro 160NS é conhecido por sua reprodução de cores naturais, especialmente de tons de pele, o que o torna a escolha ideal para fotografar pessoas. Ele tinha grão especialmente fino (uma granularidade RMS de 3), uma ampla faixa de exposição (-1 a +3 EV) e uma quarta camada sensível ao ciano no topo das camadas RGB padrão para capturar com mais precisão como o olho humano vê as cores.

Já o filme Velvia 50 Sheet é conhecido por sua granulação extremamente fina e sua reprodução de cores brilhantes, e tem sido uma escolha popular para fotógrafos de paisagens que desejam fotos com extrema nitidez, tonalidade e vibração.

Em seu comunicado à imprensa anunciando a descontinuação, a Fujifilm explica que foi forçada a tomar a decisão porque não pode mais manter um preço acessível por causa da dificuldade de conseguir e os altos custos das matérias-primas usadas na produção dos filmes.

Com a descontinuação desses produtos, as opções estão diminuindo para os fotógrafos que gostam de usar os negativos da Fujifilm e são apaixonados por fotografia analógica. A partir de agora a Fuji terá apenas dois filmes coloridos disponíveis globalmente em formatos de 120 ou folhas: Fujichrome Velvia 100 , Fujichrome Provia 100F.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.