Livro: Monica Mansur subverte a paisagem

Considerações sobre a natureza da paisagem permeiam Mirada, livro fotográfico que a artista visual Monica Mansur lançará durante o festival de fotografia Foto em Pauta, que ocorre de 26 a 30 de março em Tiradentes (MG).

Editado pela Binóculo (112 págs., R$ 35), editora da própria autora, o livro traz quinze imagens feitas com câmera de orifício – o método conhecido por “pinhole”. Monica posicionou sua câmera artesanal, munida ora de cromos ora de filmes preto e branco 120mm, diante de paisagens do Rio de Janeiro, onde ela mora, e de Tiradentes, aplicando a todas um deslocamento da linha do horizonte que tem a ver com a proposta do trabalho:  discutir o caráter imaginário da paisagem ao assumir que a linha do horizonte nada mais é que uma linha imaginária.

Parque Lage B 13 x 19 (1)

“A paisagem muda de acordo com as sensações e interpretações de cada pessoa; é uma construção. Na pintura é mais simples demonstrar essa diferença, mas a fotografia também não é a pura representação da realidade, mesmo tendo mais relação com o objeto”, teoriza Monica, que terá algumas de suas imagens expostas no centro de estudos da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, em Tiradentes, durante o festival.

No livro, as imagens aparecem distribuídas nas páginas em sequência, sem refilamento do papel, para dar a ideia de continuidade e de atemporalidade. A capa apresenta uma silhueta de montanhas e a impressão remete a um livro antigo, como se fosse papel frankonia, com lombada e cantoneiras em couro. “Pensando no nome do livro, é o olhar que mira, quando aponto a câmera para o espaço”, revela a autora, que possui mestrado em história e crítica da arte pela Escola de Belas Artes da UFRJ, pós-graduação em história da arte e arquitetura no Brasil pela PUC-RJ e graduação em arquitetura pela UFRJ.

O lançamento ocorre dia 28 (sexta-feira), às 20 horas, no Largo do Ó.

Tiradentes 13 x 19

Artigos relacionados