Um frame perfeitamente enquadrado por onde passam as mais curiosas cenas e não notamos: a janela do passageiro. A fotógrafa Liliane Oliveira fez desse espaço tão simples uma interessante série fotográfica intitulada “Janela de um carro”. Como diz o nome, ela registra de forma sensível o que se passa em sua janela, em momentos tão ou mais espontâneos quanto os capturados na fotografia de rua feita caminhando.
“Depois do ‘Janela’ eu comecei a enxergar mais os detalhes despercebidos do cotidiano. Meu olhar ficou mais sensível e poder registrar essas histórias me motiva a continuar sempre”, conta Liliane.
Entrevistei Liliane, que contou mais detalhes de seu projeto. Confira:
iPhoto Channel – Como surgiu a ideia?
Liliane Oliveira – Em 2014 eu ia para o trabalho com o meu pai de carro. E comecei a fotografar com uma Canon Powershot de dentro do carro mesmo. Mas não conseguia muitas fotos porque ficava com vergonha das pessoas ao me ver com uma câmera. Então deixei a câmera de lado e não fotografei mais por um tempo.
Ano passado tive a curiosidade de fazer uma foto com o meu celular. Estava parada no sinal e vi uma cena que me chamou atenção e logo peguei o celular e registrei. Isso despertou o desejo de sempre fotografar e observar ainda mais o cotidiano das pessoas que eu cruzava durante o caminho.
Depois de uns meses fotografando veio a ideia de criar o Instagram e compartilhar essas fotografias. O nome “Janela de um carro” nasceu, devido a forma que faço essas fotos. No carona do carro, observando a vida passar, através da janela.
iPhoto Channel – Quais dificuldades você encontrou?
Liliane Oliveira – A maior dificuldade que encontro é por estar em movimento e muitas vezes perco de fazer a foto por conta de mobilidade mesmo. Em dias de muita luz, tenho mais dificuldade em não deixar a foto estourar mesmo, até por estar em movimento.
iPhoto Channel – Qual equipamento e configurações você utiliza?
Liliane Oliveira – Faço as fotos do meu celular Samsung Galaxy J5. E a edição dessas fotos são feitas no aplicativo Snapseed. Minhas fotos são todas em preto e branco e a edição é basicamente contraste, exposição, estrutura e nitidez.
iPhoto Channel – E como tem sido sua experiência desde então?
Liliane Oliveira – Depois do “Janela” eu comecei a enxergar mais os detalhes despercebidos do cotidiano. Meu olhar ficou mais sensível e poder registrar essas histórias me motiva a continuar sempre.
Fico tão feliz quando tenho a oportunidade de conhecer a história de alguém que fotografei, me emociono sempre. Saber que depois de alguns anos meus registros possam vir a mostrar o nosso cotidiano atual para outras pessoas me traz um turbilhão de sentimentos. É isso que mais quero com a minha fotografia. Registrar essas histórias e passar de alguma forma o sentimento que tento deixar nelas.