Tendência

Fotógrafa mundialmente famosa acusa artista de roubar seu trabalho

A famosa fotógrafa Jingna Zhang afirmou no Twitter que o artista Jeff Dieschburg plagiou sua fotografia para fazer uma pintura a óleo, que, inclusive, já ganhou um prêmio de arte, está sendo vendida por 6,5 mil euros e foi até apresentada à princesa Stéphanie de Mônaco. Como relatado pelo site Bored Panda, a pintura é quase idêntica à fotografia e, aparentemente, esta não é a primeira vez que artista faz algo assim.

O trabalho que Jeff Dieschburg copiou é uma das cinco capas que a fotógrafa fez para a Harper’s Bazaar Vietnã, em novembro de 2017. “Ver alguém elogiado, premiado, ganhando prêmios em dinheiro e fazendo entrevistas descaradamente enquanto reivindica crédito apesar de copiar tanto do trabalho de outra pessoa… a audácia e o total desrespeito. Eu não sei como alguém começa a pensar que isso é bom e é algo que eles podem se orgulhar”, disse Jingna Zhang. Veja abaixo a imagem da fotógrafa (à direita) e a pintura a óleo de Jeff Dieschburg com pequenas modificações:

Créditos da imagem: zemotion
Créditos da imagem: zemotion

Aliás, não é a primeira vez que Jeff Dieschburg copia o trabalho de outros profissionais com apenas pequenas alterações. A fotógrafa Bekka Björke também teve duas fotos suas plagiadas pelo artista e se mostrou estarrecida com o novo caso: “é impressionante que alguém tenha a audácia de copiar alguém tão conhecido internacionalmente como Jingna Zhang. Suas fotografias são muito amadas e reconhecíveis, para não mencionar tiradas para publicações conhecidas”, observou Bekka.

Apesar da exposição nas redes sociais dos plágios pelas fotógrafas, Jeff Dieschburg continua comercializando as pinturas sem os devidos créditos e o respeito aos direitos autorais. A pintura a óleo feita a partir da foto de Jingna Zhang está sendo vendida num site por nada menos do que 6,5 mil euros (algo em torno de R$ 35 mil) como mostra a imagem abaixo:

O artista Jeff Dieschburg recebendo premiação por pintura a óleo feita através de plágio da foto de Jingna Zhang

Leia também: O que é releitura e o que é plágio em arte e fotografia? por Marcelo Pretto

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.