Partindo da máxima de que a vida transcorre de 7 em 7 anos, a fotógrafa Grazi Ventura desenvolveu o projeto “Ciclos do Feminino” para representar a infância, adolescência, casamento, gestação, maternidade, maturidade e terceira idade das mulheres.
“Em um mundo onde mulheres buscam seu lugar e seu empoderamento, o projeto é, acima de tudo, um convite visual ao autoconhecimento”, comenta Grazi.
O projeto é a exteriorização de todo o sentimento de Grazi. Para a fotógrafa, a infância é um momento especial durante o projeto, principalmente por estar retratando sua filha. A ideia é fotografar uma mulher a cada dois meses, sendo a primeira retratada no dia do parto de seu segundo filho, documentando todo este acontecimento. Uma empresária mãe de quatro filhos, sendo três deles trigêmeos, representará a maternidade.
A fotógrafa foi inspirada pelo livro “O Espírito Transformador”, de Jair Moggi, pelo fotógrafo documental Renato DPaula e principalmente por sua coach Mariana Cogswell, fundadora do projeto Plano Feminino. “Minha vida e profissão se misturaram e logo em meus primeiros projetos fotográficos o universo feminino esteve sempre muito presente”, explica Grazi. Vídeos e entrevistas irão acompanhar as fotografias gerando reflexões e discussões sobre o tema, que serão expostos no blog “Ciclos do Feminino”.