A fotógrafa australiana Renée Hibbert criou na sala de sua casa um projeto fotográfico impressionante, não só pelas lindas fotos, mas também por documentar sua luta contra o câncer. “Meu projeto The Garden nasceu enquanto o mundo fechava por causa da pandemia, quando todos nos disseram para ficar dentro de casa. À medida que minhas paredes se fechavam, comecei a criar um lugar de admiração, sem limites, onde tudo poderia crescer e tudo seria possível”, contou a fotógrafa.
Isolada por causa da pandemia, Renée criou o projeto The Garden, criando um cenário na sala de estar de sua casa. “Achei que fosse um projeto apenas para o lockdown, mas me enganei. Oito meses após a criação da série, fui diagnosticada com câncer de mama em estágio três e meu mundo mudou”, disse a fotógrafa.
“Embora fundamental, considero a fotografia apenas uma pequena parte da minha arte. As centenas de horas que passei antes do dia das fotos – imaginando a cena, projetando e construindo o cenário, fazendo os adereços, costurando os figurinos – e depois da edição da fotos no Photoshop são enormes e superam em muito o tempo real que gasto segurando a câmera”, revelou Renée.
“O Jardim começou como puro escapismo, mas com meu diagnóstico de câncer de mama, a jornada mudou. Nos meses seguintes, a partir das cenas que criei começaram a emergir os temas que estavam sendo espelhados em minha experiência do que estava acontecendo em meu mundo. Cada imagem começou a refletir a viagem selvagem de medo e incerteza em que me encontrei, mas entrelaçados através dos contos estavam sinais de esperança, fragilidade, renascimento e novos começos”, disse a fotógrafa.
Veja abaixo algumas fotos da série criada por Renée durante a luta contra o câncer, que mostra uma linda história para inspiração e exemplo de superação.