A aplicação de filtros de suavização de pele em fotos se tornou uma verdadeira febre nos últimos anos. Quase todos os aplicativos, smartphones e redes sociais disponibilizam o recurso para suavizar a textura da pele, remover espinhas ou manchas. Para mostrar um contraponto a isto e abrir um debate sobre a pele, a fotógrafa inglesa Sophie Harris-Taylor criou uma série de retratos chamada Epiderme. Nela, Sophie fotografou 20 mulheres com doenças como acne, rosácea e eczema sem que elas usassem qualquer tipo de maquiagem.
O objetivo do projeto era mostrar essas mulheres sem vergonha de sua pele real. E a fotógrafa sabe muito bem o que significa conviver com uma doença de pele. Quando era adolescente, Sophie sofria de acne severa, que afetava sua auto-estima, fazendo-a sentir muita vergonha de estar em espaços públicos ou temer o julgamento de outras pessoas por causa do aspecto da sua pele. “Ainda é algo com o qual luto pessoalmente, mas espero que um dia eu possa praticar o que prego. Com muitos desses tipos de séries, há um elemento de tentar chocar, mas esse foi o oposto do que eu estava tentando alcançar. Eu queria que Epiderme fosse vista primeiro como uma sessão de fotos de beleza para depois gerar comentários sobre a pele”.
Depois de lançar a série, Sophie recebeu mensagens do mundo inteiro. “Fiquei realmente impressionada com a recepção que a série teve. Recebi mensagens de pessoas de todo o mundo me agradecendo por esclarecer o assunto. Acho que isso mostra que quanto mais abertos e honestos somos sobre essas coisas, menos as pessoas se sentem sozinhas e menos estigmatizadas elas se tornam “.
Veja abaixo algumas fotos e os depoimentos feitos por cada mulher que participou do projeto: