Tendência

Fotógrafa é obrigada a desistir do negócio de casamento após ficar cega

Infelizmente, muitas pessoas sofrem de problemas de visão e, em alguns casos, acabam perdendo a visão completamente. Este é o caso da fotógrafa Robyn Lindemann, que teve que desistir do seu negócio de casamentos após ficar cega.

Infelizmente, ela começou a enfrentar problemas de visão e, após vários exames, descobriu que estava ficando por causa de uma retinite pigmentosa (RP). “A maneira como o RP funciona é que você primeiro perde sua visão noturna e, em seguida, sua visão periférica continua se voltando para dentro. Minha visão central ainda é muito forte, no entanto, perdi quase toda a minha visão periférica”, disse Robyn. A talentosa fotógrafa conseguiu continuar trabalhando por vários anos após o diagnóstico, mas o caos dos casamentos começou a cobrar seu preço.

Foto: Robyn Lindemann

“Fiquei terrivelmente envergonhada quando perdi o alcance de um aperto de mão comum, esbarrei em floristas ou tropecei de forma humilhante em algo que estava fora do alcance do meu campo visual. Eu não suportaria a possibilidade de derrubar um bolo de casamento ou um abundante arranjo de flores, quebrar o equipamento de outro fornecedor ou, pior ainda, machucar alguém”, contou a fotógrafa. Em 2019, Robyn tomou a “decisão mais difícil” de sua vida e fechou seu negócio para sempre.

Foto: Robyn Lindemann

Robyn era uma talentosa fotógrafa em Chicago, nos Estados Unidos, e conhecida por suas habilidades únicas e talento na captura de momentos especiais em casamentos. Ela tinha uma paixão incansável pela fotografia e dedicou anos de sua vida para se tornar uma das melhores fotógrafas de casamentos da sua área. Robyn fotografava entre 18 a 25 casamentos por ano e ganhava em média US$ 10.000 (dez mil dólares, cerca de R$ 50 mil) por contrato e seu trabalho era capa e matéria de importantes revistas femininas e de noivas.

O que é a Retinite pigmentosa?

Retinite pigmentosa é uma doença ocular rara, hereditária e degenerativa que causa deficiência visual grave. Os sintomas geralmente começam na infância. Incluem a diminuição da visão à noite ou com pouca luz e perda da visão lateral (visão de túnel). Não há tratamento eficaz para essa condição. O uso de óculos escuros pode ajudar a proteger a visão restante.

O que causa a Retinite pigmentosa?

A Retinite pigmentosa é ocasionada por alterações genéticas hereditárias. Embora não seja um problema que se adquire em função de agressões, infecções ou inflamações, acredita-se que a exposição à radiação solar possa ser um fator agravante para algumas formas da doença.

Quem tem Retinite pigmentosa fica cego?

“A retinose pigmentar é uma doença progressiva devido ao dano gerado, ao longo do tempo, nos fotorreceptores, que são as células responsáveis por captar a imagem do ambiente. Desta forma, ao constatar essa alteração ocular, basicamente, já sabemos que o paciente poderá ficar cego”, explica o médico.

Artigos relacionados