Concurso de Fotografia Fotojornalismo

Fotógrafa do NYT vence Chris Hondros Award

Foto: Andrea Bruce/NYT
Andrea Bruce venceu o prêmio pelo seu trabalho no Afeganistão

Andrea Bruce, uma fotógrafa freelancer sediada no Afeganistão, foi escolhida para ser a primeira vencedora do Getty Images & Chris Hondros Fund Award, prêmio que presta homenagem ao fotógrafo da Getty Chris Hondros, morto na Líbia em abril de 2011. Dominic Bracco II, emergente fotógrafo que atua no México, também foi laureado nessa primeira edição do prêmio.

Andrea é membro da agência Noor e já atuou no Iraque a serviço do jornal Washington Post. Ela tem trabalhado no Afeganistão para o New York Times. O prêmio – que lhe confere 20 mil dólares para financiar projetos fotográficos – teve um significado especial: Chris Hondros era seu amigo.

“Era como um irmão. Nós discutíamos política e fotografia e dividíamos o amor pelos livros”, disse a fotógrafa, que receberá seu prêmio dia 21/06 em Manhattan (EUA). Dominic Bracco, que faz parte do coletivo Prime, finalista do Chris Hondros Fund Award pela cobertura da violência nas fronteiras do México, receberá na mesma cerimônia 5 mil dólares para desenvolver seus projetos.