A fotógrafa Tanja Hollander completou um projeto em que estabeleceu a tarefa de tirar um retrato de todos os seus 626 amigos do Facebook de todo o mundo. A ideia para o projeto surgiu quando ela se encontrou conversando com dois amigos diferentes através de diferentes formas de comunicação. Tanja estava escrevendo cartas manuscritas para um amigo no Afeganistão, além de enviar mensagens instantâneas a um amigo em Jacarta, na Indonésia. Ela começou a pensar nas várias maneiras pelas quais podemos nos comunicar na era digital e, assim, nasceu o projeto. Ela começou a explorar o que a amizade significa nos dias das mídias sociais, viajando pelo mundo para conhecer os seus amigos pessoalmente.
“Eu tive experiências maravilhosas com pessoas com as quais eu não estava muito perto, e experiências tão incríveis com pessoas com as quais eu estava realmente perto”, disse Tanja.
O projeto fica interessante porque alguns de seus amigos do Facebook – como é provavelmente o caso de muitos de nós – ela nunca conheceu pessoalmente antes. A única regra que ela aplicou na série era a que cada pessoa deveria ser fotografada dentro de sua própria casa, no ambiente em que viviam todos os dias.
“Para mim, a casa é muito importante para definir quem você é como qualquer tipo de definição emocional. Você é apresentado aos seus amigos e suas famílias. Você vê quais livros ou arte eles têm, ou a falta de livros ou arte. Os objetos pequenos com os quais eles se cercam”
À medida que o projeto progrediu, ela também começou a solicitar que seus modelos definissem o que eles achavam que era um “amigo real”. Eles deram respostas como “confiáveis” e “estar lá para mim” a questões bastante específicas como “uma pessoa que compra um voo para casa no momento em que sabe sobre uma morte em sua família”.
Para saber mais, acesse o site do projeto.