Tendência

Fotógrafa de casamento inova e faz sucesso com fotografia de divórcio

A fotógrafa de casamento Allie Siarto resolveu inovar após a redução acentuada de eventos causada pela pandemia. Mas ao invés de partir para áreas mais comuns da fotografia, como família ou gestantes, ela resolveu explorar um mercado inesperado: a fotografia de divórcio.

Antes da pandemia, Allie fazia em média 50 casamentos por ano, mas em 2020 ela fotografou apenas nove eventos e ainda de forma reduzida por causa das restrições. Assim, sua renda despencou. Por isso, ela começou a fazer também retratos profissionais (headshots) e fotos para pequenas empresas para recuperar parte de sua receita.

Foto: Allie Siarto

“Quando comecei a comercializar fotografia pessoal, notei que alguns dos meus clientes favoritos eram mulheres que haviam se divorciado recentemente. Elas estavam se reinventando em suas vidas e carreiras, e contratar um fotógrafo profissional foi uma pequena parte disso. Percebi que era uma experiência empoderadora para essas mulheres e, depois de ser fotógrafa de casamento por uma década, pensei que seria divertido sair com essa fotografia de divórcio”, diz Allie ao site PetaPixel.

Foto: Allie Siarto

Inicialmente Allie criou e divulgou um grupo de networking feminino em sua região. Muitas mulheres ficaram sabendo do grupo através de amigos em comum. Outras por meio de especialistas que trabalhavam com mulheres que estavam passando por um divórcio. Elas adoraram o conceito do projeto e queriam ajudar a promover e divulgar o grupo.

Em poucos meses a agenda da fotógrafa estava cheia de mulheres querendo fazer o ensaio e voltar a se sentir bem novamente, se ver bonitas e cuidadas. Segundo Allie, o divórcio é um processo muito exaustivo e nesse período a maioria das mulheres não se arruma mais e a sessão de fotos lhes dá a oportunidade de fazer o cabelo e a maquiagem e se sentir belas novamente.

A fotógrafa diz quando essas mulheres mudam suas fotos de perfil nas redes sociais com as novas fotos recebem uma tonelada de comentários carinhosos de amigos e familiares dizendo que elas estão lindas. E desta forma o trabalho de Allie cumpre seu objetivo de trazer o bem estar e boas energias para centenas de mulheres durante a travessia de um momento delicado de suas vidas.

A fotógrafa Allie Siarto

As sessões de fotografia de divórcio duram em torno de 30 minutos e geralmente são feitas apenas em estúdio. Allie inclui toda a produção de cabelo e maquiagem, além de orientação sobre estilo de roupa para as fotos. A maioria das clientes da fotógrafa são mulheres entre 30 e 60 anos.

Artigos relacionados