Tendência

Fotógrafa conta como cria retratos corporativos com IA

A fotógrafa Thainara Macedo é uma apaixonada por fotografia desde os 15 anos. Mas depois do “boom” dos geradores de inteligência artificial, ela não teve medo de mergulhar de cabeça no mundo da criação de retratos corporativos com IA e lançou o projeto Boss IA Photo. “Este é um território emocionante onde a criatividade humana e a inovação tecnológica se entrelaçam, prometendo desdobramentos únicos no mundo da fotografia”, disse a fotógrafa. Nesta entrevista, Thainara conta um pouco de como surgiu a ideia e como cria seus retratos corporativos IA.

Conte como surgiu a ideia de criar retratos com IA, se inspirou em alguém ou vislumbrou sozinha esse nicho?

Thainara – Bom, eu comecei com essa ideia de fotos de IA desde do dia que o aplicativo Remini lançou a função de fotos IA. Em 2023, fiz primeiro as minhas próprias fotos e depois comecei a oferecer essas fotos para os meus amigos gratuitamente. O engraçado que nem passava na minha cabeça que eu poderia fazer disso um empreendimento na área. Os primeiros retratos IA pagos cobrei R$ 25.

Que aplicativo você usa para criar os retratos corporativos com IA?

Thainara – Inicialmente eu usava o Remini, mas a minha ideia foi criar um aplicativo que fosse só no meu estilo. Meu namorado estuda programação e ele criou um app só pra mim no estilo do Remini, mas com minha identidade.

Como conseguiu o primeiro cliente e como foi a reação dele ao ver o resultado?

Thainara – meu primeiro cliente veio através de um post no Instagram, onde eu perguntei quem gostaria de um ter um retrato feito com inteligência artificial. Ele gostou muito do resultado e não precisou sair de casa para ter fotos profissionais e com resultado que queria e buscava. Depois do primeiro cliente, em menos de dois eu já estava com 50 clientes. Teve alguns que voltaram porque gostaram tanto das fotos que queriam mais.

Como você define o estilo do retrato e como é o fluxo para criar os retratos?

Thainara – para definir o estilo do retrato eu converso muito com os meus clientes, mostro modelos dos trabalhos que já fiz e deixo eles ter a liberdade de escolher ou sugerir o estilo das fotos. Atualmente, demoro cerca de 30 minutos para fazer os retratos desse atual projeto com o aplicativo. Mas estou também desenvolvendo um novo projeto, onde crio a fotografia do zero, com inspirações do Pinterest e com as características mais específicas dos meus clientes, que demora em média dois dias.

Por que deixar a fotografia convencional e criar retratos com IA?

Um retrato IA da própria fotógrafa Thainara Macedo

Thainara – A minha paixão pela fotografia começou aos 15 anos de vida quando ganhei a minha primeira câmera fotográfica. Me formei no curso técnico de fotografia no Senac, em Santos, e fazia muitos ensaios presenciais, gostava muito. Mas eu estava cansada e queria algo novo. Foi quando conheci os recursos criativos da inteligência artificial e aí surgiu a ideia de fazer um projeto para restaurar a autoestima de outras pessoas de forma mais criativa e rápida.

Artigos relacionados