A fotógrafa norte-americana, Kati Dimoff, tem o hábito de caçar câmeras antigas em lojas de segunda mão e verificar se elas contêm rolos de filmes dentro. Se Kati encontra um filme não revelado ela compra a câmera e leva o filme para a Blue Moon Camera and Machine, um laboratório fotográfico com experiência em revelar filmes antigos, expirados ou fora de produção.
“O primeiro rolo do filme não revelado que eu encontrei tinha uma foto do Portland International Raceway nos anos 70 ou 80 talvez”, disse a fotógrafa. “Isso me inspirou a continuar procurando filmes antigos nas câmeras”.
Em 26 de maio, Dimoff encontrou uma câmera Argus C2 que continha um rolo danificado de filme Kodachrome. Depois de enviá-lo para revelação – em preto e branco porque o processo Kodachrome foi interrompido – ela recebeu o filme com uma surpresa: As fotos mostravam a erupção do Monte Santa Helena, um vulcão ativo localizado na região do Noroeste Pacífico dos Estados Unidos, em 1980.
Outra foto no mesmo rolo de filme mostra uma família posando no quintal. Depois que as fotos foram divulgadas, um homem chamado Mel Purvis se reconheceu na imagem. Na foto, Purvis está de pé com sua esposa, avó e filho, em seu quintal, há 37 anos. Purvis acredita que a câmera pertencia a sua avó, que faleceu em 1981.
Fontes: PetaPixel e Oregon Live