Fotógrafa brasileira tem obra em exposição de rua nos EUA

A fotógrafa Brianne Lee, residente de Balneário Camboriú/SC, é a única participante brasileira da exposição Photo Paste, realizada em Baltimore, Estados Unidos. A foto Free As Bird é uma dentre três da artista que estarão expostas “enquanto o clima (e as pessoas) deixarem”, diz o organizador e criador do evento, o fotógrafo Rob Brulinski. Todas as fotos de Brianne Lee foram produzidas com câmera analógica.

A obra "Free As Bird" nas ruas de Baltimore (EUA), como parte da mostra Photo Paste | Foto: Rob Brulinski/Divulgação
A obra “Free As Bird” nas ruas de Baltimore (EUA), como parte da mostra Photo Paste | Foto: Rob Brulinski/Divulgação

Sobre a obra Free As Bird, Brulinski conta que gostou basntante da poética (e talvez da comicidade) com que Brianne tratou o tema “morte”. “Pendurar [a morte] e deixa-la secar”, brinca o organizador. À primeira vista, a foto pode chocar, mas, como explica a fotógrafa em entrevista exclusiva ao iPhoto Channel (logo abaixo), o pássaro foi encontrado morto, no chão. E então ela teve a ideia da foto, uma crítica ao comportamento humano em relação à liberdade. Além disso, a obra pode suscitar muitas interpretações a partir de seu título, que em tradução literal significa “Livre como um Pássaro” (leia abaixo a entrevista completa).

O organizador Rob Brulinski entre algumas fotografias que estão na mostra | Foto: Divulgação
O organizador Rob Brulinski entre algumas fotografias que estão na mostra | Foto: Divulgação

Esta é a primeira edição oficial do Photo Paste. Segundo Brulinski, a ideia surgiu de uma necessidade pessoal de ver suas fotos fora da internet. “Eu estava cansado de postar on-line para um mar de pessoas sem rosto e me senti perdido com minha forma de expressão. Colar fotos para exibição é quase como estar nu em público!”, diz o organizador. Nesta primeira edição, há fotógrafos do Japão, Reino Unido, França, Noruega, Canadá, Brasil, entre outros. Foram mais de 60 fotos recebidas. Acompanhe a exposição clicando aqui. Para saber mais sobre a fotógrafa Brianne Lee, acesse o site aqui.

A obra "Never Gonna Go Away", autorretrato de Brianne Lee que fará parte da mostra Photo Paste. | Foto: Brianne Lee
A obra “Never Gonna Go Away”, autorretrato de Brianne Lee que fará parte da mostra Photo Paste. | Foto: Brianne Lee

iPhoto Channel – Como foi o processo até chegar na mostra de Baltimore?
Brianne Lee – Sempre gostei muito do trabalho do Rob, o organizador, e desde o ano passado passei a acompanhar com mais frequência o trabalho dele, incluindo suas postagens no Instagram. Tudo o que precisei fazer foi enviar a ele um e-mail sobre a chamada para participar do projeto, a qual ele postou.

iPhoto Channel – Quanto tempo a foto Free as Bird ficará exposta?
Brianne Lee – Por se tratar de uma exposição de rua, estou tentando não me apegar muito. Ela pode ficar lá 10 anos, por exemplo, assim como pode ser retirada amanhã. Quero ter a chance de ir até Baltimore e ver com meus olhos se ela ainda estará lá.

A fotografia "Free as Bird" | Foto: Brianne Lee
A fotografia “Free as Bird”. | Foto: Brianne Lee

iPhoto Channel – Fala pra gente sobre a foto Free as Bird, como ela foi produzida e o que tu pretende passar com ela
Brianne Lee – Free as Bird foi a primeira fotografia que escondi do mundo sem uma explicação lógica.  Fotografei em 2010, na chácara da família de um amigo, e decidi não mostrar a ninguém. Em 2011, estava cursando imagem e novas mídias no Curso de Fotografia e essa disciplina me fez voltar a todas as minhas antigas fotos. Fiquei perplexa com o conceito que criei para uma fotografia captada pelo livre prazer de fotografar e então decidi mostrar ao mundo em 2012. Ela se trata basicamente de uma crítica sobre como o ser humano se comporta e anseia por liberdade.

iPhoto Channel – Tem alguma história curiosa sobre esta foto?
Brianne Lee – (Risos). Essa é uma das histórias mais divertidas e sarcásticas. Depois de compartilhar a imagem em uma rede social, fui denunciada por maus tratos aos animais. A denúncia sobre maus tratos foi apenas um mal entendido. O pássaro da imagem foi encontrado morto algumas horas antes da fotografia ser produzida. Isso me impediu de utilizar o site em questão por um certo tempo. Quando retomei o uso, um aviso veio me mostrar uma imagem muito semelhante à minha. Chorei horrores pelo plágio, mas pensando bem não poderia ter sido melhor; acabei influenciando exatamente o tipo de pessoa a quem minha imagem critica.

A obra "I Have no Heart", que faz parte da mostra Photo Paste. | Foto: Brianne Lee
A obra “I Have no Heart”, que faz parte da mostra Photo Paste. | Foto: Brianne Lee

iPhoto Channel – Qual é o sentimento de ter sua foto exposta nessa mostra tão interessante?
Brianne Lee – Honestamente, não imaginava poder conversar com Brulinski e menos ainda em poder participar de um projeto dele. Praticamente entrei em estado de choque quando recebi seu email com as imagens da minha fotografia em Baltimore. Estou muito feliz e agradecida pela oportunidade. Espero que seja apenas o começo.

lightroom

Artigos relacionados