A Agência Espacial Europeia (ESA) compartilhou uma nova foto do Sol que é a melhor imagem do astro-rei feita na história. Com ultra resolução de 83 megapixels, disponível para download neste link, a nova foto do Sol mostra detalhes nunca vistos antes de tão perto e com tantos detalhes.
A foto foi registrada no dia 7 de março de 2022 pela câmera do satélite Solar Orbiter. O telescópio se posicionou a uma distância de 75 milhões de quilômetros do Sol, ou seja, a metade do caminho entre o astro e a Terra, para capturar a impressionante imagem em ultra resolução.
Para conseguir uma foto do Sol com tanta resolução foram capturadas 25 imagens em sequência. Cada foto registrou uma área diferente do Sol e demorou cerca de 10 minutos para ser tirada, assim sendo, para fazer as 25 fotos foram necessárias quase 4 horas de captura. Posteriormente, como geralmente é feito em fotos panorâmicas, as 25 fotos foram unidas (compostas) numa única imagem. Veja abaixo a imagem final numa versão reduzida da nova foto do Sol:
A imagem mede nada menos que 9148 x 9112 pixels ou impressionantes 83 megapixels. Para se ter uma ideia do quão alta é a resolução, isso é 10 vezes mais que a capacidade máxima de exibição de uma TV de 4k.
A foto apresenta detalhes raramente vistos em panoramas do Sol, como o disco solar completo e sua atmosfera externa, incluindo a coroa. A foto foi tirada com uma câmera super sensível chamada Spectral Imaging of the Coronal Environment (SPICE), que captura apenas à região ultravioleta extrema do espectro eletromagnético.
Lançada no início de 2020, a Solar Orbiter está só no início de seus registros fotográficos e observações no espaço. A espaçonave vai dar mais voltas ao redor do Sol e a expectativa é que, com o passar dos anos, o satélite possa mostrar as regiões polares do Sol, até então nunca registradas por humanos. Leia também: Astronauta fotografa o pôr-do-sol visto do espaço.
Ajude o iPhoto Channel
Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp e grupos de fotógrafos). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.