Foto de torcedora amamentando vira símbolo da luta por direitos das mulheres

A Seleção Argentina já foi eliminada da Copa do Mundo na Rússia, mas sua torcida deixou uma imagem icônica para a memória da competição. Durante a partida entre Argentina e Nigéria, válida pela primeira fase da competição, o fotojornalista Hernan Zenteno registrou Vanessa enquanto amamentava sua filha Florencia em meio à torcida na Praça de San Martín, em Buenos Aires.

“Me interessava mostrar a paixão das pessoas, e aquela mãe, que não deixava de amamentar seu bebê vendo o jogo, me pareceu uma boa síntese”, disse Zenteno ao site UOL Esporte. “Além do mais, aqui na Argentina tem gente que vem censurando que se dê o peito aos bebês [em público] e já houve uma manifestação sobre isso.”

A foto de Zenteno alcançou meio milhão de visualizações poucos dias após ser publicada no Twitter, despertando a admiração de grupos que lutam contra o machismo no futebol e tornando-se ícone da luta de muitas mulheres pelo direito de amamentar seus filhos em público. Muitos viram na imagem um símbolo da força que o futebol tem de mover os torcedores em torno de um mesmo objetivo.

Sair da versão mobile