Curiosidades

Foto de distanciamento social com plataformas em evento musical gera polêmica sobre autenticidade

Surgiu nas redes sociais uma publicação que mostra uma imagem do “primeiro concerto musical com distanciamento social na Inglaterra”, para o qual “foram instaladas 500 plataformas de metal elevadas separadas”. Esta publicação foi denunciada como sendo falsa. Mas será que a fotografia e a descrição são verdadeiras?

Embora a imagem possa levantar suspeitas, a foto é real e autêntica. Na noite de 11 de agosto, cerca de 2.500 pessoas assistiram a um concerto de Sam Fender no Gosforth Park, em Newcastle, na Inglaterra. Este foi o primeiro espectáculo de uma série que acontecerá até meados de setembro. Para cumprir as medidas de distanciamento social foram instalados 500 camarotes, em plataformas elevadas, ao longo de 45 mil metros quadrados (com capacidade para 40 mil pessoas, antes da pandemia). As plataformas estavam separadas por dois metros e cada qual podia receber até cinco pessoas. De acordo com uma notícia da BBC, os espectadores tinham que utilizar máscara no caminho até à plataforma, ou quando fossem buscar bebidas, entre outras situações.

“Estamos encantados por podermos contribuir para trazer de volta os eventos de música ao vivo e assim começamos a sair do confinamento”, enalteceu Helen Page, diretora de marketing de um dos organizadores dos concertos.